O dia 17 de novembro foi definido como Dia da Prematuridade e é celebrado em mais de 50 países com a finalidade de chamar a atenção para este problema de extrema significância, tão impactante na mortalidade infantil, e que atinge mais de 15 milhões de bebês em todo o mundo.
O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), que abriga a maior Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Centro-oeste, nesse mês promoveu vários eventos para confortar os corações de mães de prematuros e grávidas de alto riscos de evoluir com partos prematuros.
Dentre as ações realizadas, ocorreu a pintura nas barrigas das mães, com o objetivo de descontrair a atmosfera e mudar o foco da hospitalização do sofrimento para a esperança de uma nova vida agora pintada nos seus corpos. Também foi realizado atividades com as puérperas com o incentivo ao método canguru, que aproxima mãe e bebê colocando o amor em contato pele a pele.
Por fim e como resultado de tantas esperanças, mães e bebês egressos da UTIN e que passaram por momento difíceis, visitaram o hospital e enviaram fotos do crescimento e desenvolvimento das crianças que nasceram prematuras para comprovar que o amor e a perseverança transformaram sofrimentos em sorrisos.
Confira fotos das atividades:
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On