I Seminário Local da Maternidade Mariana Bulhões
11 nov 2019
O Grupo Estratégico Local (GEL) da
Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu/RJ, reconhecendo que o
Projeto ApiceON veio para melhorar o serviço, integrando e colocando em discussão os processos de Gestão Atenção e Ensino, realizou no dia 07 de novembro, no Auditório lotado do Núcleo de Estudos da
Universidade Iguaçu (UNIG), o I Seminário Local do ApiceOn. O evento contou com a participação dos profissionais e alunos da graduação e especialização da UNIG.
No Eixo Gestão, os destaques foram para a construção de protocolos clínicos, inserção da Enfermagem Obstétrica em todos os plantões, retomada do Colegiado na maternidade e a coleta e registro de indicadores.
No Eixo Atenção, os principais temas foram o aumento do contato pele-a-pele, amamentação na primeira hora de vida do bebe, clampeamento oportuno do cordão umbilical, enfermagem obstétrica na assistência de 10% dos partos (em outubro foram 50 partos), foco nas boas praticas e ampliação do diálogo entre a equipe.
No Ensino os ganhos foram a inserção da Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica, o exercício da preceptoria, formação em Cogestão, Aprimoramento de 05 enfermeiras obstétricas no
Hospital Sofia Feldman e a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente.
O GEL apresentou as ações do Plano Operativo Anual (POA), seus indicadores, os avanços e os desafios a serem superados, convencidos dos ensinamentos de Paulo Freire quando diz: “É fundamental diminuir a distancia entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”. São os saberes e fazeres colocados em discussão para uma nova e qualificada atenção às mulheres, aos bebes e seus familiares.
Conteúdo Relacionado: