Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Atenção à Saúde de Crianças com Deficiência ou em Situações Específicas e de Vulnerabilidade: Eixo Estratégico VI da PNAISC

8 jul 2019

Crianças em situações específicas desafiam a atuação profissional. A equidade como princípio norteia a busca por alcançar atenção integral a todas as crianças.

Em todas as redes temáticas, a oferta de estratégias que respeitem as especificidades para a atenção à criança já é um desafio. Fazer isso em relação a grupos específicos e populações de maior vulnerabilidade, em especial às crianças, significa tarefa complexa, mas necessária para a efetivação de direitos sociais e fundamentais para o desenvolvimento pleno e para a cidadania.

A articulação com outras políticas públicas é o principal desafio à concretização das ações deste eixo!

 

Conteúdo Relacionado

 

Referências citadas

  • Portaria nº 1.130, de 5 de Agosto de 2015
    Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.130, de 5 de Agosto de 2015. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança : orientações para implementação / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. 180 p. : il. ISBN 978-85-334-2596-5
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. Brasília, 2013o. 48 p. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacoes_cam po.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2015.
  • Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp), mediante a Portaria Interministerial n.º 1, de 2 de janeiro de 2014 (BRASIL, 2014l).

 

Tags: PNAISC e seus Eixos Estratégicos