Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Avaliação da Atividade e Participação Social de Crianças com Incapacidades Motoras

13 fev 2020

Crianças e adolescentes com incapacidades motoras podem apresentar limitações em suas atividades de mobilidade e cuidado pessoal e ainda restrições na participação social, como brincar e praticar esportes. A avaliação sistematizada e padronizada auxilia a equipe de saúde a identificar as alterações, traçar objetivos e planejar o tratamento direcionado à esses componentes de funcionalidade.

A maturação do Sistema Nervoso e as experiências externas estão interligadas e interrelacionadas, resultando no desenvolvimento e aprimoramento das funções em todas as áreas do desenvolvimento neuropsicomotor. Como o processo de desenvolvimento neuropsicomotor da criança é realizado de forma integrada e concomitante, o impedimento no desenvolvimento de uma área tem reflexo no desenvolvimento das demais.

Esta compreensão é fundamental, já que a abordagem terapêutica não pode ser isolada. A criança ou o adolescente com incapacidade motora, com muita frequência, tem outras incapacidades as quais devem ser consideradas para o bom resultado da intervenção.

Os indivíduos com deficiência precisam ser compreendidos como um todo: desenvolvimento mental, emocional, motor, funcionamento visual, auditivo e a linguagem.

 


Conteúdo Relacionado

 

Referências citadas