Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Carências Nutricionais: Vitamina D e Cálcio

24 jan 2020

Durante a infância e a adolescência, período de crescimento e desenvolvimento ósseo, o cuidado deve ser redobrado para os profissionais de saúde, principalmente em pacientes com risco de diminuição de ingestão e absorção de cálcio e de vitamina D, seja por hábitos alimentares, por necessidades nutricionais aumentadas ou por situações clínicas específicas, como doenças crônicas.”
ILSI BRASIL, 2018; BRASIL, 2013

O cálcio e a vitamina D são nutrientes essenciais para o desenvolvimento de um esqueleto saudável.

O cálcio é o mineral mais abundante do corpo humano e é essencial para mineralização de ossos e dentes e para a regulação de eventos intracelulares em diversos tecidos.

A vitamina D, embora definida como vitamina, é conceitualmente um pró-hormônio (secosteroide) que desempenha papel fundamental na homeostasia do cálcio e metabolismo ósseo.

 

Conteúdo Relacionado

 

Referências citadas

  • Diretrizes brasileiras de diagnóstico e tratamento da fibrose cística
    ATHANAZIO, Rodrigo Abensur and GRUPO DE TRABALHO DAS DIRETRIZES BRASILEIRAS DE DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DA FIBROSE CISTICA. et al. Diretrizes brasileiras de diagnóstico e tratamento da fibrose cística. J. bras. pneumol. [online]. 2017, vol.43, n.3, pp.219-245. ISSN 1806-3713. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37562017000000065.
  • Recomendações para a Atenção Integral a Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Recomendações para a Atenção Integral a Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013
  • PCDT para Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.
  • Vitamina D, Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes
    Giudici, K.V.; Peters, B.S. E.; Martini , L. A. © 2018 ILSI Brasil International Life Sciences Institute do Brasil. Vitamina D, Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes. v. 2,  2018.
  • Cálcio, Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes
    França, Natasha A G; Martini, Lígia A. © 2018 ILSI Brasil International Life Sciences Institute doBrasil. Cálcio, Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes. v. 1, 2018.
  • Deficiência da Vitamina D e Doenças Cardiovasculares
    Jorge A. J. L.; Cordeiro J. R.; Rosa M. L. G.; Bianchi D. B. C. Deficiência da Vitamina D e Doenças Cardiovasculares. International Journal of Cardiovascular Sciences.2018;31(4)422-432.
  • Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção
    SBP.Sociedade Brasileira de Pediatria. Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção.Departamento Científico de Endocrinologia e Metabologia. Guia Prático de Atualização. v. 1, p. 11, 2016.
  • Como otimizar a ingestão de cálcio e o ganho de massa óssea em adolescentes
    SBP.Sociedade Brasileira de Pediatria. Como otimizar a ingestão de cálcio e o ganho de massa óssea em adolescentes.Departamento Científico de Adolescência. Guia Prático de Atualização. n◦ 5,junho, 2017.
  • Osteoporose em crianças e adolescentes
    SBP.Sociedade Brasileira de Pediatria. Osteoporose em crianças e adolescentes. Departamento Científico de Endocrinologia. Guia Prático de Atualização. n◦ 4, março, 2018.
  • Decreased bioavailability of vitamin D in obesity
    Wortsman J, Matsuoka LY, Chen TC, Lu Z, Holick MF. Decreased bioavailability of vitamin D in obesity. Am J Clin Nutr. 2000 Sep;72(3):690-3. Erratum in: Am J Clin Nutr. 2003 May;77(5):1342. PubMed PMID: 10966885.