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COVID-19: contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais

14 set 2020

Este documento tem como objetivo central apresentar-se como instrumento de assessoramento à comunidade escolar (gestores da saúde, da educação, professores e familiares) para a melhor tomada de decisão sobre o planejamento de retorno das atividades escolares.

Esforço coletivo de especialistas dos campos de conhecimento da saúde da criança/adolescente, epidemiologia, saúde coletiva, infectologia, pneumologia, saúde mental e educação, que tiveram o cuidado de realizar reflexões e orientações a partir de uma revisão da literatura e de publicações produzidas pela Fiocruz. Isso permitirá auxiliar a melhor tomada de decisões para garantir que a retomada das atividades presenciais nas escolas, tanto para crianças quanto para jovens e adultos, seja feita de forma responsável, a partir de um planejamento que considere as diferentes variáveis loco-regionais e que busque garantir a indissociabilidade das dimensões da saúde individual e coletiva sem diminuir a relevante função que o sistema escolar representa para a promoção da saúde, inclusive como apoio às redes de proteção às crianças e aos adolescentes.

Estamos diante de um contexto dinâmico e, como tal, este documento deve ser entendido. Os indicadores epidemiológicos podem se alterar em cada uma das Semanas Epidemiológicas e as recomendações clínicas e de biossegurança estarão sujeitas a atualizações ou novas orientações.

Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia Covid-19
Fundação Oswaldo Cruz. Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia Covid-19. 2020.

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Tags: Coronavírus COVID-19