Um estudo publicado no início de março sugere que as crianças são tão propensas a se infectarem quanto os adultos, mas apresentam menos sintomas ou risco de desenvolver doença grave. A importância das crianças na cadeia de transmissão do vírus
permanece incerta.
Um grupo específico de crianças merece destaque, as cardiopatas. Embora ainda não existam informações suficientes para calcular o verdadeiro risco das crianças cardiopatas diante da COVID-19, podemos utilizar o conhecimento adquirido em relação a outras infecções respiratórias semelhantes, tais como infecções pelo vírus Influenza e vírus sincicial respiratório que também ocorrem em crianças cardiopatas.
Orientações a Respeito da Infecção pelo SARS-CoV-2 (conhecida como COVID-19) em Crianças
SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Infectologia. Orientações a Respeito da Infecção pelo SARS-CoV-2 (conhecida como COVID-19) em Crianças. Março, 2020.
A criança com cardiopatia nos tempos de COVID-19: Posicionamento oficial conjunto
SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Cardiologia, Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica e Departamento de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica. A criança com cardiopatia nos tempos de COVID-19: Posicionamento oficial conjunto. Março, 2020.
Conteúdo Relacionado