Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

COVID-19 e Saúde da Criança: orientações para profissionais e serviços de saúde

10 set 2021

Orientações aos profissionais da atenção à saúde da criança durante a pandemia COVID-19. Novas informações e evidências surgem a todo momento, atenção à data de atualização de todo e qualquer material publicado.

Abaixo, conteúdo organizado em categorias para facilitar o acesso:

Orientações gerais

COVID-19 e Saúde da Criança e do Adolescente

Síndromes Respiratórias e Síndromes Inflamatórias

Atenção Primária

  • Atenção Primária: orientações do Ministério da Saúde sobre COVID-19: última atualização 11/05/2020 – Esse Post contém a última versão dos seguintes documentos:
    • Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde
    • Fluxo de Manejo Clínico na Atenção Primária à Saúde em Transmissão Comunitária
    • Fast-Track para a Atenção Primária em Locais com Transmissão Comunitária (Guia de Bolso)

Atenção Especializada

Amamentação

Desenvolvimento Infantil

Vacinação

  • Vacinação em tempos de COVID-19: última atualização em 30/06/2020 – Esse Post apresenta recomendações para a manutenção da vacinação em crianças durante a pandemia da COVID-19 e orientações para profissionais de saúde e gestores quanto aos cuidados e precauções necessárias durante a pandemia.
  • Erro de Imunização: um evento adverso evitável: última atualização em 04/03/2021 – Os erros de imunização são preveníveis por meio de treinamento de pessoal, de suprimento adequado de equipamentos e de insumos para a vacinação e de supervisão dos serviços.

Condições Crônicas na Infância

Violência doméstica e familiar

  • Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19: violência doméstica e familiar – a cartilha foi elaborada com a participação dos pesquisadores colaboradores de Atenção Psicossocial e Saúde Mental do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES/Fiocruz), Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Fiocruz) e Programa de Investigação Epidemiológica em Violência Familiar (PIEV-IMS/UERJ).

 

Conteúdo Relacionado

 

Tags: Coronavírus COVID-19