Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Cuidado às Crianças com Condições Crônicas Complexas de Saúde: magnitude, objetivos e desafios

15 jul 2019

O principal objetivo do cuidado às crianças com CCC é proporcionar a melhor condição possível, em uma vida afetada permanentemente por problemas crônicos de saúde.

Alcançá-lo não compete a uma única pessoa (seja ela um cuidador ou profissional de saúde) ou ainda a uma única estação de cuidado (hospital, ambulatório, domicílio, atenção primária). Ao contrário, a efetividade do cuidado depende de uma ação conjunta multiprofissional, intersetorial, em rede e de forma organizada.

 

Conteúdo Relacionado

 

Referências citadas

 

Conteúdo Relacionado

PMA Fiocruz promove a disseminação dos resultados de pesquisas no campo das Políticas Públicas de Saúde
O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA) é uma das ações estratégicas da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz. Fomentar, induzir e gerir redes de pesquisa que possam fazer parte das práticas de saúde, contribuindo para a melhoria dos sistemas de serviços ofertados à população são objetivos do Programa.

Três das pesquisas envolvidas no Programa são:
– “Como são raras essas crianças e adolescentes? Interlocuções entre associações de familiares de pessoas com doenças raras e a promoção do direito à saúde de crianças e adolescentes com condições crônicas, raras e complexas de saúde”, coordenada pela Pesquisadora Martha Moreira;
– “A Rede Carioca de Imunodeficiências Primárias (RECIP) como modelo sustentável no diagnóstico de doenças raras para o Sistema Único de Saúde”, coordenada pelo Pesquisador Zilton Farias (IFF)

– “Transferência de cuidados de um ambulatório de referência para a atenção básica”, coordenada pela Dra. Dolores Vidal (IFF).