Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Notícias

PMA Fiocruz promove a disseminação dos resultados de pesquisas no campo das Políticas Públicas de Saúde

2 set 2019

Por meio da produção de peças que são exibidas nos pontos de WebTV e mídias sociais, Programa da Fiocruz promove a disseminação dos resultados de pesquisas no campo das políticas públicas de saúde.

O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde (PMA) é uma das ações estratégicas da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB). Fomentar, induzir e gerir redes de pesquisa que possam fazer parte das práticas de saúde, contribuindo para a melhoria dos sistemas de serviços ofertados à população são objetivos do Programa.

A iniciativa teve como objetivo a disseminação de informações estratégicas das pesquisas inseridas no programa aos trabalhadores da Fiocruz e à sociedade, fortalecendo a democratização do conhecimento científico em saúde pública.

Dentre os vídeos disponibilizados estão:

1. Investigação sobre a saúde de adolescentes em conflito com a lei no Rio de Janeiro
“Estudo das Condições de Saúde e das barreiras de acesso aos serviços públicos de saúde de Jovens em Conflito com a Lei Cumprindo Medidas Socioeducativas em Privação de Liberdade no Estado do Rio de Janeiro”, realizado pela pesquisadora Simone Gonçalves de Assis (CLAVES/ENSP).

 

2. Análise das práticas das equipes de Consultório na Rua do Rio de Janeiro
“Avaliação da efetividade do modelo de atenção primária à saúde das equipes de Consultório na Rua (CnaR) do Município do Rio de Janeiro” Coordenada pelas Pesquisadoras Elyne Engstrom e Mirna Teixeira (ENSP).

 

3. Conversa com familiares de crianças com doenças raras e a promoção de seu direito à saúde
“Como são raras essas crianças e adolescentes? Interlocuções entre associações de familiares de pessoas com doenças raras e a promoção do direito à saúde de crianças e adolescentes com condições crônicas, raras e complexas de saúde”, coordenada pela Pesquisadora Martha Moreira e da pesquisa “A Rede Carioca de Imunodeficiências Primárias (RECIP) como modelo sustentável no diagnóstico de doenças raras para o Sistema Único de Saúde”, coordenada pelo Pesquisador Zilton Farias (IFF).

 

4. Transferência de cuidados de um ambulatório de referência para a atenção básica
“Transferência de cuidados de um ambulatório de referência para a atenção básica”, coordenada pela Dra. Dolores Vidal (IFF).

 

5. Avaliação da Vigilância Alimentar na Atenção Primária à Saúde em MG
“Avaliação Participativa da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Primária à Saúde em Minas Gerais” (VAN-MG), coordenada pela dra. Marly Cruz e co-coordenada pela Dra. Santuza Vitorino (ENSP).

 

6. Estruturação e análise de impacto orçamentário de rede de atenção em reprodução humana assistida no ERJ
“Estruturação e análise de impacto orçamentário de rede de atenção em reprodução humana assistida no ERJ” coordenada pela pesquisadora Ana Tiziano do Instituto Fernandes Figueira (IFF).

 

7. Incorporação de tecnologias móveis à rotina de trabalho dos agentes comunitários de saúde, na Bahia
“Incorporação de tecnologias móveis à rotina de trabalho dos agentes comunitários de saúde, na Bahia” coordenada pelo pesquisador Manoel Barral Neto, Instituto Gonçalo Muniz (IGM/Fiocruz Bahia).

 

8. Campo de práticas profissionais e acesso ao cuidado na estratégia saúde da família no Ceará
“Campo de práticas profissionais e acesso ao cuidado na estratégia saúde da família no Ceará” coordenada pela pesquisadora Ivana Barreto, Fiocruz Ceará.

 

9. Assistência pré-natal no Brasil e acesso ao parto nas maternidades da Rede do SUS
Pesquisa “Assistência pré-natal no Brasil e acesso ao parto nas maternidades da Rede do SUS” coordenada pela pesquisadora Maria do Carmo Leal, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp).

 

10. Avaliação para descentralização do tratamento antirretroviral, projeto TARV-D
Pesquisa “Avaliação para descentralização do tratamento antirretroviral, projeto TARV-D” coordenada pelo pesquisador Rodolfo Almeida Lima de Castro.

 

Acesse a página do PMA e conheça mais sobre o Programa 

Mídias sociais citadas: YouTubeFacebook e Instagram.