Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Mantendo o Aleitamento Materno em Situações Especiais

4 dez 2020

Alguns bebês apresentam condições especiais que podem representar um desafio para o início e a manutenção da amamentação. Mas com o apoio e manejo adequados, a amamentação exclusiva pode se tornar uma realidade.

O profissional de saúde pode auxiliar a mãe na amamentação, aconselhando-a desde o pré-natal até o desmame. Saber ouvir, entender, ser empático, oferecer orientações úteis e, sobretudo, respeitar as opções das mães são condições indispensáveis para o sucesso da amamentação.

Conteúdo Relacionado

 

Referências citadas

  • Carvalho MR, Gomes CF. Amamentação: bases científicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017.
  • Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Em situações especiais. Disponível em: <https://rblh.fiocruz.br/em-situacoes-especiais>
  • Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica, nº 23 – Saúde da Criança: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. 2. ed. Brasília : Ministério da Saúde, 2015.
  • Moro Wieczorkievicz, A, Ventura de Souza, K. O Processo De Amamentação De Mulheres Mães De Crianças Portadoras De Síndrome De Down. Cogitare Enfermagem [Internet]. 2009;14(3):420-427. Recuperado de: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648976002>
  • Rego JD. Aleitamento Materno. 3 ed. São Paulo: Atheneu; 2015.
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia Alimentar para Crianças brasileiras menores de 2 anos / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

 

Tags: Novembro Roxo Prematuridade