Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

O Papel dos Bancos de Leite Humano na Promoção e Proteção do Aleitamento Materno

22 jan 2020

O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição, sendo proibida a comercialização dos produtos por ele distribuídos.

Alvos das Ações dos Bancos de Leite Humano:

  • Promover a Saúde da Mulher e da Criança mediante a integração e construção de parcerias com órgãos federais, estaduais, municípios, iniciativa privada e sociedade;
  • Contribuir para a redução da morbimortalidade infantil;
  • Promover condições que possibilitem a extensão de cobertura da Rede BLH, com ênfase nas regiões de risco.

Os BLHs tem o dever de promover o aleitamento materno em todo o período da lactação:

  • Informando a mulher que planeja sua gestação ou que já está gestante, via consultas presenciais, folders informativos ou disque-amamentação;
  • Apoiando e orientando nas primeiras horas pós parto – seja ela mãe de um bebê a termo ou prematuro – de forma continuada, sempre que necessário atender o binômio mãe-bebê.
  • Executando grupo e rodas de conversas com a famílias gestantes e/ou de recém nascidos hospitalizados, seja na unidade do banco de leite ou no alojamento conjunto, neonatologia e/ou follow-up/pediatria.
  • O apoio e a promoção junto às mães de recém-nascidos prematuros e portadores de patologias internados em UTIs Neonatais se faz ainda mais importante. É necessário a manutenção da lactação para que ela seja plena quando o RN puder ir ao seio materno.

Conteúdo Relacionado

Referências citadas: