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Principais Questões sobre Acompanhamento do Desenvolvimento com a Caderneta da Criança

11 out 2024

Sistematizamos as principais questões abordadas durante Encontro com as Especialistas Alessandra Penna e Costa, neurologista pediátrica do IFF/Fiocruz, e Fernanda Cruz, médica pediatra, da Coordenação de Saúde da Criança SMS/RJ, transmitido em 25/06/2024.

Estudos apontam que mais de 200 milhões de crianças menores de 5 anos, em países de baixa e média renda, não atingiram seu potencial de desenvolvimento. No Brasil, observa-se que as crianças pertencentes a famílias mais pobres, com mais de três irmãos, nascidas de baixo peso, com mães que tiveram menos de 6 consultas de pré-natal, que não foram amamentadas ou receberam leite materno por menos de 3 meses, com risco nutricional e com ausência do pai, apresentam mais riscos relacionados ao desenvolvimento.

O desenvolvimento integral da criança depende de diferentes fatores, dentre eles físico, neuropsicomotor, intelectual e emocional.

Domínios para a atenção integral à criança:

  • Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério (Saúde);
  • Amamentação e alimentação complementar saudável (Nutrição);
  • Cuidados afetuosos e seguros de adultos em ambiente familiar (Cuidados responsivos);
  • Contexto socioeconômico e ambiente familiar (Segurança e proteção);
  • Acesso à educação infantil e livros (Aprendizagem precoce);

Papel da Atenção Primária à Saúde (APS) no acompanhamento da primeira infância: identificação precoce de alterações no crescimento e desenvolvimento, com vistas à redução do risco de morbimortalidade infantil.

A Caderneta da Criança é um dos instrumentos mais importantes para a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento e crescimento da criança. Desde 2005 a Caderneta da Criança está disponível e deve ser utilizada para crianças até os 10 anos de idade. Desde 2019 a Caderneta da Criança apresenta modificações mínimas e em 2024 a novidade que se tem é a introdução do M-Chat R com orientação do seu uso (instrumento para triagem para Transtornos do Espectro Autista).

Na Caderneta da Criança é possível obter informações direcionadas aos pais/cuidadores no que diz respeito ao que se observa no desenvolvimento e crescimento da criança e quando buscar ajuda de profissionais da saúde, da educação ou do serviço social, por exemplo.

Atenção: manter os pais bem orientados sobre o que observar e como estimular seus filhos é uma forma estratégica e efetiva de realizar diagnósticos e intervenções precoces. Pais bem orientados são parceiros fundamentais no cuidado da criança. As brincadeiras e estímulos a brincadeiras são momentos oportunos para os pais fazerem a observação no contexto doméstico.

A caderneta da criança tem espaços apropriados para os profissionais preencherem. O preenchimento deve ser realizado tanto na Caderneta da Criança como no prontuário da criança. 

Preenchimento e acompanhamento da Caderneta da Criança: 

  • Marcos das consultas recomendadas, 
  • Vigilância do desenvolvimento infantil, 
  • Avaliação dos marcos do desenvolvimento, 
  • Instrumento de avaliação do desenvolvimento integral da criança com a inclusão do M-CHAT R, e 
  • Gráficos/curvas para avaliação do crescimento. 

Atenção para a Triagem Neonatal, fundamental para identificação de doenças precocemente. 

A vigilância do desenvolvimento Infantil envolve: riscos ambientais (violência doméstica, suspeita de abuso sexual,  depressão materna, drogas ou etilismo), presença de infecções durante o período gestacional; pré-natal não realizado ou incompleto; problemas na gestação, parto ou nascimento; prematuridade; peso abaixo de 2.500g; icterícia grave, hospitalização no período neonatal; doenças graves; e parentesco entre os pais. 

Avaliação dos Marcos de Desenvolvimento: motor grosseiro, motor fino, linguagem social e auto ajuda e linguagem verbal (auditiva e receptiva). Fundamental os profissionais avaliarem os marcos no consultório, assim como questionar os pais da criança o que observam no ambiente doméstico

Atenção:

  • A verificação dos marcos do desenvolvimento precisa ser registrada na Caderneta da Criança
  • Crianças que apresentam um ou mais fatores de risco para o crescimento (alerta para o desenvolvimento): diante de sinais de alerta, orientar pais e agendar o retorno em até 30 dias. Nos casos em que se observar provável atraso no desenvolvimento deve ser realizado o compartilhamento do cuidado com outros profissionais (equipes multiprofissionais e atendimento ambulatorial especializado). Atenção: crianças na faixa etária de 0 a 1 ano, com ausência de 1 ou mais reflexos já é considerado atraso no desenvolvimento.
  • Os profissionais devem ficar atentos às alterações fenotípicas de modo a identificar alguma doença sindrômica. 

Sugestões para facilitar a tomada de decisão:

  • Importante orientar claramente a família quanto aos marcos do desenvolvimento.
  • Sempre avaliar o contexto em que a criança está inserida e como é o cuidado.
  • Não deixar extrapolar a idade limite da aquisição do marco do desenvolvimento para que orientações necessárias sejam realizadas.
  • Na ausência de um marco sem fatores de risco associados, orientar a família, mostrando como estimular a criança e agendar retorno em 30 dias.
  • Na ausência de um marco com presença de fatores de risco orientar a família, agendar retorno em 30 dias e programar interconsulta/consulta com e-Multi. informar sinais de alerta, orientar responsável e retornar antes, caso necessário.
  • Antes de inserir na regulação, sempre buscar apoio de algum profissional da equipe E-Multi de referência.
  • Discutir o caso em equipe: os Agentes Comunitários de Saúde podem trazer informações sobre o dia a dia da criança/família.

 

M-CHAT R

M-CHAT R é um instrumento de rastreio de sinais de risco para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), não de diagnóstico. Deve ser usado em crianças de 16 a 30 meses. Existe a possibilidade de falso-positivo, portanto o resultado positivo deste teste não confirma o diagnóstico de TEA.

É fundamental que as curvas de crescimento e desenvolvimento sejam preenchidas pelos profissionais que avaliam a criança. Observa-se que a curva de peso é rapidamente atingida em condições agudas e a de crescimento é atingida muitas vezes em condições crônicas. A identificação precoce é fundamental.

O cuidado deve ser centrado na família. O profissional de saúde precisa compreender e considerar crenças, hábitos e valores que envolvem o cuidado da criança.

A vigilância das questões relacionadas ao desenvolvimento deve incluir:

  • Esclarecimento dos pais.
  • Manutenção de um histórico de desenvolvimento/Avaliação dos 4 domínios: motor grosseiro, motor fino, linguagem social e autoajuda, linguagem verbal (auditiva e receptiva).
  • Identificação de fatores de risco e proteção.
  • Avaliação periódica.
  • Registros adequados na caderneta e prontuário. 

A Caderneta da Criança é um direito da criança, já a Caderneta da Criança preenchida é um dever do profissional de saúde

Abaixo, gravação do Encontro na íntegra.

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Como citar

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Principais Questões sobre Acompanhamento do Desenvolvimento com a Caderneta da Criança. Rio de Janeiro, 11 out. 2024. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/principais-questoes-sobre-desenvolvimento-com-a-caderneta-da-crianca/>.

 

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