Em busca de uma vida longa e bem vivida é o tema da campanha de 2022 da Semana Mundial da Imunização, que ocorre de 24 a 30 de abril.
A vacinação foi uma das maiores conquistas na Saúde Pública dos últimos dois séculos, o que permitiu a ampliação de mais de 30 anos na expectativa de vida do mundo. Cerca de 2 a 3 milhões de óbitos são prevenidos a cada ano por causa das ações de vacinação, impactando inclusive na mortalidade infantil.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), é considerado um dos mais completos do mundo e tem um calendário voltado para todos os grupos etários. Quando iniciado em 1973, o Calendário Vacinal era voltado somente para crianças. Eram quatro vacinas, e atualmente são cerca de 30 vacinas.
Embora a imunização seja uma das intervenções de saúde pública mais bem-sucedidas, sua cobertura se estabilizou na última década. A pandemia de COVID-19 e as interrupções associadas sobrecarregaram os sistemas de saúde.
Alguns fatos importantes sobre a vacinação:
Recuperar alta cobertura vacinal é um processo complexo que exige esforço de toda a sociedade, a fim de reduzir os riscos de reintrodução de doenças já eliminadas ou controladas.
O alerta da baixa cobertura vacinal vem acompanhado pela reintrodução de doenças imunopreveníveis como o sarampo.
Abaixo, organizamos uma série de materiais já publicados no Portal sobre vacinação:
Projeto Reconquista das Altas Coberturas Vacinais
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e a Secretaria de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) assinaram em dezembro de 2021, um protocolo de intenções para implementar o projeto Reconquista das Altas Coberturas Vacinais. O projeto estabelecerá uma rede de colaboração interinstitucional, envolvendo atores nacionais e internacionais dos setores governamental, não governamental e privado, em torno da melhoria da cobertura vacinal brasileira. Serão implementadas ações de apoio estratégico ao PNI para reverter a trajetória de queda nas coberturas vacinais dos Calendários Nacionais de Vacinação – da Criança, do Adolescente, do Adulto e ldoso, da Gestante e dos Povos Indígenas e, assim, assegurar o controle de doenças imunopreveníveis como o sarampo, a poliomielite, a gripe, o câncer de colo do útero, meningites e todas as outras cujas vacinas são disponibilizadas gratuitamente para a população, nos postos de saúde.
Conteúdo Relacionado
Como citar
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Semana Mundial de Imunização 2022. Rio de Janeiro, 25 abr. 2022. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/semana-mundial-de-imunizacao-2022/>.