Até o presente momento, não temos registrado, no Brasil, diferenças expressivas na apresentação da COVID-19 em crianças em relação ao relatado em outros países.
Entretanto, gestores, serviços e profissionais devem estar alertas para maior risco de morbimortalidade na infância considerando o perfil demográfico da população brasileira composta por um elevado número de crianças sob risco de complicações agudas e tardias, com especial preocupação com crianças de maior risco (prematuridade, condições crônicas complexas de saúde e vulnerabilidade social).
O Ministério da Saúde, por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS), assim como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) reconhecem a necessidade de alerta à comunidade pediátrica, reforçando a importância do diagnóstico e tratamento precoces da Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças e Adolescentes associada à COVID-19.
Assim sendo, a organização e qualificação da atenção à criança e ao adolescente na Atenção Primária e na Atenção Especializada devem estar na agenda de prioridades dos estados e municípios visando reduzir o impacto direto e indireto da pandemia na morbimortalidade nesses grupos.
Abaixo documentos de referência:
Nota de Alerta: Síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e adolescentes associada à COVID-19
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis. Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações. SEI/MS – 0014893980 – Anexo. Nota de Alerta: Síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e adolescentes associada à COVID-19. 22 Mai.2020.
Síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e adolescentes provavelmente associada à COVID-19: uma apresentação aguda, grave e potencialmente fatal
SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Infectologia. Departamento Científico de Reumatologia. Nota de Alerta: Síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e adolescentes provavelmente associada à COVID-19: uma apresentação aguda, grave e potencialmente fatal. 20 Mai. 2020.