Coronavírus: Prevenção, Controle e Notificação
7 abr 2020
Publicado em 10/03/2020 | Atualizado em 07/04/2020
Todas as medidas aqui apresentadas são baseadas no conhecimento atual sobre os casos de infecção pelo novo coronavírus e podem ser alteradas conforme novas informações forem disponibilizadas.
Não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral, mas devem ser reforçadas ações preventivas diárias que possam auxiliar na prevenção de propagação de vírus respiratórios:
- Higiene frequente das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;
- Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Reconhecimento e Classificação de Pacientes com Síndrome Respiratória por COVID-19
- Os serviços de saúde devem adotar alertas visuais (cartazes, placas, pôsteres) na entrada dos serviços e em locais estratégicos.
- Todos os pacientes que buscarem os serviços de saúde, deverão ser submetidos a triagem clínica imediata, que inclui reconhecer precocemente um caso suspeito e, se necessário, encaminhamento imediato do mesmo para uma área separada dos demais que contenha suprimentos de higiene respiratória e das mãos.
As unidades de saúde deverão redobrar a atenção para a detecção de possíveis casos suspeitos antes e durante a triagem e registro, procedendo com a oferta de máscaras cirúrgicas a sintomáticos respiratórios.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
Profissionais de Saúde (que prestem assistência a menos de 1 metro dos pacientes suspeitos ou confirmados pelo Covid-19)
- Higiene das mãos com água e sabonete líquido OU preparação alcoólica a 70%;
- Óculos de proteção ou protetor facial (face shield);
- Máscara cirúrgica (ao realizar procedimentos geradores de aerossóis, substituir por máscara N95/PFF2 ou equivalente);
- Avental;
- Luvas de procedimento
- Gorro (para procedimentos que geram aerossóis)
Notificação
A infecção humana pelo COVID-19 é uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), segundo anexo II do Regulamento Sanitário Internacional.
Trata-se de um evento de saúde pública de notificação imediata.
A notificação imediata deve ser realizada pelo meio de comunicação mais rápido disponível, em até 24 horas a partir do conhecimento de caso que se enquadre na definição de suspeito.
Como Notificar ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS)?
A Rede CIEVS dispõe dos seguintes meios para receber a notificação de casos suspeitos:
- Meio telefônico (local) – vigilâncias locais.
- Meio telefônico (nacional) – Disque Notifica (0800-644-6645), por meio da Rede CIEVS (Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública) locais.
- Meio Eletrônico – E-notifica (notifica@saude.gov.br): notificação por meio do correio eletrônico do CIEVS.
CID 10 – o código para registro de casos, conforme as definições, será U07.1 – Infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19)
A implementação de precauções padrão constitui a principal medida de prevenção da transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) entre pacientes e profissionais de saúde e deve ser adotada no cuidado de todos os pacientes (antes da chegada ao serviço de saúde, na chegada, triagem, espera e durante toda assistência prestada) independentemente dos fatores de risco ou doença de base, garantindo que as políticas e práticas internas minimizem a exposição a patógenos respiratórios.
Conteúdo Relacionado
- Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus foi estruturado com base em ações já existentes para notificação, manejo e adoção de medidas preventivas que foram utilizadas em epidemias como o SARS-CoV, MERS-CoV e 2019-nCoV, que nunca ocorreram no Brasil, além de Planos de Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG). O documento se aplica ao cenário epidemiológico brasileiro na atual fase, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
- Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus apresenta a estratégia a ser utilizada pelos serviços de saúde em caso de surto e define o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a ser configurada, em cada nível de resposta.
- Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus orienta a Rede de Serviços de Atenção à Saúde do SUS para atuação na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, visando amenizar os riscos de transmissão sustentada no território nacional.
Referências citadas