Neste dia 12 de abril, o Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente homenageia e parabeniza Enfermeiras e Enfermeiros Obstétricos de todo o Brasil pela atuação constante na promoção da humanização e da integralidade do cuidado, especialmente daquele prestado durante o nascimento.
Na próxima semana, teremos o Encontro com o Especialista final da série Cuidado à Mulher em Trabalho de Parto, onde Edson Souza e Kelly Borgonove responderão dúvidas dos usuários sobre terceiro e quarto períodos do trabalho de parto. As inscrições estão abertas com vagas limitadas.
Cuidado à Mulher em Trabalho de Parto: boas práticas no 3º e 4º períodos
Abaixo listamos conteúdo já publicado, organizado pelos Especialistas do Portal especialmente para os trabalhadores da saúde brasileira:
Cuidado à Mulher em Trabalho de Parto: boas práticas no primeiro período
Mulheres em trabalho de parto devem ser tratadas com respeito, ter acesso às informações baseadas em evidências e ser incluídas na tomada de decisões.
Cuidado à Mulher em Trabalho de Parto: boas práticas no segundo período
O que apontam as evidências sobre alguns aspectos da assistência ao segundo período do trabalho de parto, como duração, posições, puxos, proteção perineal, episiotomia e manobra de Kristeller.
Trabalho multiprofissional integrado na atenção ao parto
Reconhecendo a importância do debate sobre assistência obstétrica no Brasil, organizamos algumas referências e postagens que podem contribuir para a melhoria da atenção às mulheres e seus bebês no momento do parto e nascimento.
Principais questões sobre Dor no Trabalho de Parto e Parto: métodos de alívio não farmacológico
Os profissionais precisam organizar o momento do trabalho de parto e parto, para que a mulher viva a experiência do nascimento da forma mais positiva possível. O vínculo entre os profissionais e a mulher faz toda a diferença para isso.
Aplicação prática do Partograma
Quando bem utilizado, o partograma permite diminuição de intervenções desnecessárias e contribui para melhores desfechos obstétricos.
Avaliação do bem-estar fetal intraparto
A avaliação do bem-estar fetal durante o trabalho de parto é crucial para a tomada de decisão sobre uma intervenção oportuna e apropriada.