Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

HPV: prevenção, diagnóstico e abordagem

15 abr 2021

O que se deve buscar não é o diagnóstico de HPV, mas a detecção precoce do câncer de colo do útero ou de suas lesões precursoras, que tem tratamento.


Download da apresentação em: <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48478>

 

Conteúdo Relacionado

 

Referências

  • Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. – 2. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.
  • Bhatla N, Aoki D, Sharma DN, Sankaranarayanan R. Cancer of the cervix uteri. Int J Gynaecol Obstet. 2018 Oct;143 Suppl 2:22-36. doi: 10.1002/ijgo.12611. PMID: 30306584.
  • Tratado e Atlas Colposcopia Moderna 3ª edição – E.J.Mayeaux e J.Thomas Cox – ASCP
  • Singer e Monaghan´s – Prevenção do câncer de colo do útero e trato genital inferior – 3ª edição – 2017
  • Manual SOGIMIG – Patologia do trato genital inferior e Colposcopia – 2018

 

Como citar

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: HPV: prevenção, diagnóstico e abordagem. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/hpv-prevencao-diagnostico-e-abordagem/>.