Os check-list são instrumentos úteis para organizar processos complexos e importantes e são usadas há muito tempo com o objetivo de:
A Lista de Verificação para Partos Seguros, da Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma lista organizada de práticas essenciais ao parto, baseadas em evidências científicas, que ajudam a evitar as principais causas de morte materna, de natimortos por causas intraparto e das mortes neonatais que ocorrem em unidades de saúde, em todo o mundo. A Lista foi concebida como um instrumento para melhorar a qualidade dos cuidados prestados às mulheres que dão à luz. Cada tarefa da Lista de Verificação é uma ação crucial que, se não for executada, pode provocar sérios danos à mãe, ao recém-nascido, ou à ambos.
Na elaboração da Lista de Verificação, foi considerada a sequência de rotina dos eventos e as práticas essenciais ao parto foram agrupadas em quatro seções. As quatro seções, ou pontos de pausa, são pontos específicos no tempo em que a equipe de enfermagem deve “verificar” se aplicaram todas as práticas essenciais ao parto. Estes pontos de pausa permitem à equipe de enfermagem fazer as suas “verificações” nos momentos em que podem proteger a mãe e o bebê de complicações perigosas.
Os pontos de pausa são:
1. Na Admissão
2. Antes da Expulsão (ou cesariana)
3. Logo após o parto (até 1 hora)
4. Antes da alta
Download da apresentação em: <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56740>
Conteúdo Relacionado
Referências citadas