As manobras de palpação obstétrica, ou Manobras de Leopold, permitem ao profissional avaliar a situação fetal dentro do útero, sua apresentação, quantidade de líquido amniótico, altura da apresentação e se está insinuado ou fora da pelve materna. Essa avaliação precede a ausculta fetal e fornece informações importantes para o planejamento do parto, além de direcionar o examinador para um bom exame físico obstétrico.
Após a palpação obstétrica deve-se proceder à ausculta fetal, que é o padrão ouro para avaliação do bem-estar fetal durante o pré-natal e deve ser realizada e registrada adequadamente.
O vídeo foi desenvolvido para explicar os passos das palpação uterina e da ausculta dos batimentos cardíacos fetais.
Conteúdo Relacionado
Como citar
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Exame Físico Obstétrico: manobras de palpação uterina e ausculta fetal. Rio de Janeiro, 01 abr. 2024. Inclui um vídeo (6 min 24 s) : son., color. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/manobras-de-palpacao-uterina-e-ausculta-fetal/>.