Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de Covid-19

8 abr 2021

Publicado em 30/09/2020 | Atualizado pela última vez em 08/04/2021

Manual e Videoaulas, do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera visam orientar o acesso e a horizontalidade da assistência durante a pandemia Covid-19, abordando as vias de transmissão, o diagnóstico precoce e o adequado manejo das gestantes e puérperas nas diversas fases da infecção, definindo diretrizes que evitem a morbimortalidade materna e os agravos ao concepto.

Links vídeo a vídeo logo após o manual.

 

Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de Covid-19

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Nota Informativa nº 13/2020 – SE/GAB/SE/MS – Manual de Recomendações para a Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de Covid-19 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2020.

Download do Manual

Conteúdo Relacionado

 

Lista de videoaulas da playlist do Manual Gestante e covid-19

Videoaula 1 – Manual gestante e covid-19
Neste vídeo são apresentados os desafios para alcançar as metas pactuadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a redução da mortalidade materna no Brasil e o Manual de Recomendações do Ministério da Saúde do Brasil para assistência à gestante e puérpera frente à pandemia de covid-19. Apresentação: Antonio Rodrigues Braga Neto (Ministério da Saúde) e Lely Guzmán (Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde)

Videoaula 2 – Morte Materna na pandemia por covid-19
Este vídeo descreve alguns determinantes relacionados à mortalidade materna e sua associação com o contexto da pandemia de covid-19. Apresenta recomendações para cuidados adequados com gestantes infectadas pela covid-19 e com as gestantes não infectadas, incluindo orientações de prevenção da contaminação considerando as regionalidades brasileiras. Apresentação: Sue Yasaki Sun, professora Adjunta do Departamento de Obstetrícia/Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo

Videoaula 3: Formas de transmissão, prevenção e uso de EPI
A partir de perguntas comumente feitas por gestantes e puérperas aos profissionais nos serviços obstétricos, esta aula descreve de maneira prática as formas de transmissão da covid-19 e as principais manifestações clínicas nas gestantes. Reforça também as medidas de prevenção de contágio e discute a possibilidade de uso de vacinas em gestantes. Apresentação: Rosiane Mattar, professora titular do Departamento de Obstetrícia/Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo

Videoaula 4: Recomendações para colocação e retirada de EPI para profissionais de saúde
Este vídeo apresenta, de maneira objetiva, simulação de colocação e retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde no atendimento de mulheres com suspeita de covid-19. É destinado a todos os profissionais de saúde que trabalham na assistência obstétrica, tanto em serviços da atenção primária quanto trabalhadores hospitalares, para manutenção dos cuidados de proteção à própria saúde.

Videoaula 5: Fatores de risco e critérios de gravidade da grávida com covid-19
Esta aula descreve os efeitos do SARS-CoV2 na pessoa infectada, as manifestações clinicas e os exames indicados após a infecção. Apresenta os critérios de gravidade como recomendação nacional para estratificação de risco em gestantes, com proposta de Escore de Alerta Obstétrico Modificado (MEOWS). Apresentação: Alberto Moreno Zaconeta, professor adjunto de Obstetrícia – Universidade de Brasília.

Videoaula 6: Diagnóstico laboratorial da covid-19
Nesta aula estão descritos os recursos de diagnóstico laboratorial etiológico da infecção pelo SARS-CoV2, a partir da apresentação das estruturas do vírus. Discute o comportamento viral e as manifestações clinicas nas diversas fases da infecção. Apresenta a correlação entre o comportamento viral, a escolha e a performance dos testes laboratoriais. Apresentação: Geraldo Duarte, professor titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

Videoaula 7: Telemedicina na assistência à gestante e puérpera em época de pandemia por covid-19)
Videoaula instrutiva para profissionais de saúde que descreve os principais conceitos em teleassistência e a legislação aplicada ao contexto da pandemia de covid-19. Oferece também orientações práticas para realização de teleconsultas e de teleinterconsultas, bem como para o uso da telemedicina em tempos de pandemia. Apresentação: Alan Roberto Hatanaka, professor afiliado do Departamento de Obstetrícia/Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo.

Videoaula 8: Assistência pré-natal em época de pandemia pela covid-19
Apresentação das recomendações do Ministério da Saúde para a organização dos fluxos de atendimento nos serviços de assistência pré-natal durante a pandemia. Sugere como fazer o seguimento da rotina de pré-natal para gestantes de baixo e alto risco e o que fazer na suspeita de infecção. Recomenda como seguir as gestantes que já tiveram a doença e descreve algumas orientações sobre o parto neste contexto. Apresentação: Evelyn Trainá, professora adjunta do Departamento de Obstetrícia/Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo.

Videoaula 9: Manejo de pacientes com covid-19 em espaço hospitalar (gestação, parto e puerpério)
Esta aula contém recomendações para a organização das equipes assistentes e dos fluxos de atendimento hospitalar para a atenção a gestantes, parturientes e puérperas no contexto da pandemia de covid-19. Propõe roteiros esquemáticos de perguntas a serem feitas pela equipe à gestante, com proposta de Algoritmo de Avaliação de Gravidade para uso no pronto-atendimento, na internação em enfermarias e centro obstétrico. Descreve as recomendações para o manejo de gestantes no centro obstétrico e da puérpera e do recém-nascido no pós parto. Apresentação: Adriana Gomes Luz, docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Medicas – Universidade Estadual de Campinas.

Videoaula 10: Manejo e tratamento farmacológico da gestante com covid-19
Aula que orienta profissionais de saúde para a realização segura da assistência a gestantes e puérperas com covid-19, a partir das recomendações para o manejo e o tratamento farmacológico da covid-19. A partir de casos clínicos, apresenta de forma objetiva as principais condutas frente aos quadros leves, moderados e graves de infecção. Apresentação: Silvana Maria Quintana, professora associada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia/Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

Videoaula 11: Manejo de pacientes graves/ ventilação invasiva e não invasiva
Este vídeo descreve as recomendações nacionais para o manejo de gestantes com quadros graves de covid-19, apresentando parâmetros para o tratamento da insuficiência respiratória hipoxêmica, os critérios de indicações para internação em UTI e os cuidados gerais para pacientes críticas. Traz sugestão de Sequência Rápida de Intubação, com sequenciamento das drogas utilizadas e cuidados durante a intubação de gestantes. Discute ainda as indicações e os cuidados para pronação de gestantes intubadas. Apresentação: Fernanda Spadotto Baptista, médica assistente da Clínica Obstétrica do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina – Universidade de São Paulo.

Videoaula 12: Demonstração de técnica de pronação para gestantes intubadas
Este vídeo apresenta a técnica recomendada para pronação de gestantes intubadas, a partir de simulação realística executada pela equipe de pronação do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Descreve os materiais de apoio utilizados e os cuidados a serem observados pelos profissionais durante o procedimento de pronação nestas pacientes.

Videoaula 13: Vigilância do bem-estar fetal na gestante com covid-19
Momento ideal do parto em gestantes com covid-19. Esta aula apresenta as principais recomendações para a vigilância do bem estar-fetal em gestantes com quadros graves de covid-19. Discute os parâmetros respiratórios da mãe e suas repercussões no feto, recomendando exames para a correta avaliação da vitalidade fetal. Promove a interação das equipes obstétricas e de intensivistas, a partir da proposta de discussão conjunta da abordagem intensiva para gestantes críticas e da possibilidade de realização do parto de emergência na UTI. Apresenta parâmetros para decisão do momento ideal do parto em gestantes com covid-19, considerando o quadro clínico materno e as indicações fetais de resolução. Apresentação: Rossana Pulcineli Vieira Francisco, professora associada da Disciplina de Obstetrícia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina – Universidade de São Paulo.

Videoaula 14: Contracepção em puérperas durante a pandemia por covid-19
Neste vídeo estão contidas as principais recomendações para apoiar os profissionais de saúde nas orientações sobre planejamento familiar no contexto da pandemia de covid-19. Discute a relevância dos serviços considerados essenciais em um momento de pandemia e as repercussões de gestações não planejadas no aumento da morbimortalidade materna e fetal, na hospitalização por complicações e no aumento da necessidade de UTI. Apresenta orientações para anticoncepção em mulheres já em uso de contraceptivo, mulheres sem uso de métodos e que desejam iniciar o uso e a orientação contraceptiva no pós-parto. Apresentação: Cristina Aparecida Falbo Guazzelli, professora associada Livre Docente de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo.

Videoaula 15: Aleitamento na puérpera com covid-19
Aula que esclarece dúvidas sobre covid-19 e o aleitamento materno, destacando os efeitos protetores do aleitamento materno e do contato pele a pele, além dos efeitos nocivos do uso inadequado de leites ou fórmulas lácteas infantis. Apresenta orientações para aleitamento de mães assintomáticas, mães com sintomas de gripe ou assintomáticas com contato domiciliar com pessoa com covid-19 nos últimos 10 dias. Destaca recomendações também para mães com covid-19 e clinicamente estáveis com RN assintomático. Discute as situações de aleitamento em casos de puérperas não estáveis clinicamente e a doação e ordenha de leite humano durante a pandemia. Mostra estudos atuais sobre a inexistência de evidência que sugira que o Sars-Cov-2 possa ser transmitido pela amamentação. Apresentação: Sue Yasaki Sun, professora adjunta do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo.

 

Tags: Coronavírus COVID-19