Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Exame Físico Obstétrico: medida da altura uterina

4 mar 2024

O acompanhamento do crescimento uterino é uma das medidas mais eficientes e acessíveis para acompanhar o crescimento e desenvolvimento fetal durante a gestação. A medida da altura uterina (ou medida do fundo uterino) faz parte do exame físico obstétrico e deve ser realizada em todas as consultas pré-natais, a partir do momento em que o útero pode ser palpado fora da pelve materna.

O vídeo “Exame físico obstétrico: medida da altura uterina” foi desenvolvido para auxiliar profissionais de saúde a realizarem a técnica de maneira adequada, bem como orientar como interpretar e conduzir os diferentes achados e anormalidades. É fundamental que haja padronização da técnica, especialmente nos contextos em que a mulher gestante é examinada por diferentes profissionais no curso de seu pré-natal.

Quando realizado corretamente, o acompanhamento do crescimento da altura uterina é capaz de diagnosticar restrição de crescimento intrauterino (RCIU) com uma sensibilidade de 56% e especificidade de 91%, e macrossomia fetal com uma sensibilidade de 92% e especificidade de 72%.

O correto acompanhamento do crescimento uterino é uma boa prática de baixo custo e alto impacto na qualidade do atendimento pré-natal.

Conteúdo Relacionado

 

Como citar

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Exame Físico Obstétrico: medida da altura uterina. Rio de Janeiro, 4 mar. 2024. Inclui um vídeo (5 min 54 s) : son., color. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/medida-da-altura-uterina/>.