A medida da Pressão Arterial (PA) é parte essencial da consulta obstétrica e deve ser realizada em todas as consultas de pré-natal, durante o trabalho de parto e após o parto. Pelas alterações fisiológicas e anatômicas da gestação, a realização da medida da PA pode ser falsamente alterada se não for realizada com a técnica correta.
As causas hipertensivas são as principais responsáveis pelas mortes maternas no mundo, e fazem parte das causas de mortalidade evitáveis. Nesse contexto, a atenção pré-natal ocupa lugar de destaque na prevenção, diagnóstico e manejo da hipertensão gestacional, para que se evite complicações que possam culminar em morbidades e mortes de mulheres e bebês.
O vídeo foi desenvolvido para demonstrar a técnica correta para a medição da pressão arterial em grávidas considerando suas especificidades.
Conteúdo Relacionado
Como citar
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Exame Físico Obstétrico: medida da pressão arterial. Rio de Janeiro, 27 mar. 2024. Inclui um vídeo (2 min 53 s) : son., color. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/medida-da-pa/>.