Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Medidas de Prevenção e Controle da COVID-19: Limpeza, Desinfecção e Tipos de Precauções

30 abr 2020

Postagem de 16/04/2020 | Atualizada em 30/04/2020 – Incluída NT ANVISA 26

As medidas de prevenção e controle de infecção devem ser implementadas pelos profissionais que atuam nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência à saúde realizada.

Os serviços de saúde devem fornecer orientações para todos os profissionais de saúde (próprios ou terceirizados) para a prevenção da transmissão de agentes infecciosos. Todos os profissionais de saúde devem ser treinados para o uso correto e seguro das precauções e dos equipamentos de proteção individual.

Limpeza e Desinfecção de Superfícies

A distribuição das atividades de limpeza depende da rotina de cada instituição, sendo atribuídas normalmente à equipe de enfermagem e à equipe de auxiliares de higiene e limpeza. Contudo, entende-se que cabe a todos os profissionais manter o ambiente limpo e organizado.

ANVISA – Nota Técnica Nº 26/2020 – Recomendações sobre produtos saneantes que possam substituir o álcool 70% na desinfecção de superfícies, durante a pandemia da COVID-19

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária -ANVISA. Nota Técnica Nº 26/2020 – SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA. Recomendações sobre produtos saneantes que possam substituir o álcool 70% na desinfecção de superfícies, durante a pandemia da COVID-19, 23 abr.2020.

 

Tipos de Precauções

Precauções são medidas adotadas a fim de evitar a propagação de doenças transmissíveis, impedindo assim, a transmissão de microrganismos dos pacientes infectados para outros pacientes, visitantes ou para os profissionais de saúde. Existem 4 tipos de precaução que podem ser aplicadas isoladamente ou de maneira associada, a depender de cada situação: padrão, contato, gotículas e aerossóis.

 

Quiz-enquete
Teste seus conhecimentos respondendo as questões abaixo. Após sua resposta você verá qual é a alternativa mais votada. Clique para ver a resposta correta e saber se acertou. Boa sorte!

1) Paciente COVID-19 positivo, internado na enfermaria, com cateter de O2. Ao realizar exame físico e/ou aferir sinais vitais, utilizar medidas de:
Responda abaixo e em seguida Clique para saber qual é a alternativa correta. A resposta que você deu estará em negrito.

Visualizar Resultados

Carregando ... Carregando ...

2) Gestante em trabalho de parto apresentando coriza, tosse, febre e cefaleia há 4 dias, evolui para parto cesárea. Recém-nascido a termo, apresentou desconforto respiratório progressivo, sendo intubado e transferido para a UTI Neonatal. Nestes casos, seguir:
Responda abaixo e em seguida Clique para saber qual é a alternativa correta. A resposta que você deu estará em negrito.

Visualizar Resultados

Carregando ... Carregando ...

3) O mesmo recém-nascido, agora no terceiro dia de vida e em boas condições clínicas, será extubado e, após observação, poderá ser transferido para o Alojamento Conjunto. Na primeira e segunda situações deverão ser utilizadas para proteção respiratória as seguintes medidas:
Responda abaixo e em seguida Clique para saber qual é a alternativa correta. A resposta que você deu estará em negrito.

Visualizar Resultados

Carregando ... Carregando ...

4) Gestante assintomática, vem para consulta de pré natal. Utilizar:
Responda abaixo e em seguida Clique para saber qual é a alternativa correta. A resposta que você deu estará em negrito.

Visualizar Resultados

Carregando ... Carregando ...

 

 

Referências citadas nas apresentações

 

 

sars-cov-2-prevencao-desinfeccao-precaucoes

Respostas do Quiz:

1) Resposta correta: alternativa E
Paciente COVID-19 positivo, internado na enfermaria, com cateter de O2. Ao realizar exame físico e/ou aferir sinais vitais, utilizar medidas de precaução padrão, precaução de contato e precaução para gotículas. Casos suspeitos/confirmados de COVID-19 requerem a associação desses três tipos de precauções (padrão, contato e gotículas) para qualquer procedimento e/ou assistência em geral, não geradora de aerossóis.

2) Resposta correta: alternativa F
Gestante em trabalho de parto apresentando coriza, tosse, febre e cefaleia há 4 dias, evolui para parto cesárea. Recém-nascido a termo, apresentou desconforto respiratório progressivo, sendo intubado e transferido para a UTI Neonatal. Nestes casos, seguir precaução padrão, precaução de contato e precaução para aerossóis. Os sintomas apresentados levantam a hipótese diagnóstica de COVID-19. Casos suspeitos de COVID-19, durante o procedimento cirúrgico e/ou procedimentos que geram aerossóis, requerem a associação desses três tipos de precauções: padrão, contato e aerossóis.

3) Resposta correta: alternativa D
O mesmo recém-nascido, agora no terceiro dia de vida e em boas condições clínicas, será extubado e, após observação, poderá ser transferido para o Alojamento Conjunto. Na primeira e segunda situações deverão ser utilizadas para proteção respiratória as medidas de precaução para aerossóis e precaução para gotículas. Como a mãe era sintomática, o RN deve ser tratado como caso suspeito, mantendo as precauções por 14 dias ou até elucidação diagnóstica. Assim, na extubação o profissional utiliza a máscara PFF2(N95) e, durante a permanência no Alojamento Conjunto, a máscara cirúrgica.

4) Resposta correta: alternativa A
Pacientes assintomáticos, sejam eles portadores ou não, a principal via de transmissão é o autotoque pelas mãos contaminadas. Portanto, mantenha as medidas de precaução padrão intensificando a higienize das mãos.

Tags: Coronavírus COVID-19