Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Notícias

Webinário 8/10: Desafios da Implementação de Rede de Atenção em Reprodução Humana Assistida no Estado do Rio de Janeiro

6 out 2021

Em 8 de outubro de 2021 a partir das 9h, Webinário: Desafios da Implementação de Rede de Atenção em Reprodução Humana Assistida no Estado do Rio de Janeiro. Transmissão ao vivo através do Canal Oficial do Portal de Boas Práticas no Youtube. A gravação do evento pode ser acompanhada nesta página logo abaixo.

O evento faz parte da pesquisa “Estruturação e avaliação de impacto orçamentário de rede de atenção em reprodução humana assistida no estado do Rio de Janeiro”, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras (IFF/Fiocruz) através da Rede de Pesquisa do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA). O Programa PMA é uma das ações estratégicas da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz. Seus objetivos são fomentar, induzir e gerir redes de pesquisa que integrem o saber científico às práticas de saúde, a fim de contribuir para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acesse o documento síntese sobre a temática.

Programação

9h – Abertura

9h15 – Lançamento do curta-metragem “Ter filhos pode ser uma escolha? Desafios e possibilidades da reprodução humana no SUS”, produção do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz)

Participação especial: Artur Dzik – Gerência do Centro de Reprodução Humana do Hospital Pérola Byington – São Paulo (SP)

Considerações sobre a pesquisa “Estruturação e avaliação de impacto orçamentário de Rede de Atenção em Reprodução Humana Assistida no estado do Rio de Janeiro” – Ana Lúcia Tiziano e Márcia Pinto (IFF/Fiocruz)

10h às 12h30 – Atenção em Reprodução Humana Assistida no Rio de Janeiro: possibilidades, dificuldades e desafios na perspectiva de especialistas e gestores

Moderadoras: Alessandra Evangelista – Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Ana Lúcia Tiziano (IFF/Fiocruz)

Convidados(as)

Roberto Antunes – Ginecologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ricardo Bruno – Ginecologia do Instituto de Ginecologia (IG) da UFRJ

Isabel Correa – Ginecologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), vinculado ao Ministério da Saúde (MS)

Luis Augusto Giordano – Ginecologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Douglas Gregório – Urologia do HUGG/UNIRIO

Ivan Penna – Ginecologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Paulo Gallo – Ginecologia do HUPE/UERJ e Rui Figueiredo – Urologia do HUPE/UERJ

Luiz Fernando Dale – Ginecologia do IFF/Fiocruz

Lívia Câmara – Gerência do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) / Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ)

Ana Roberta Pires – Responsável pela Saúde Sexual e Reprodutiva – Área Técnica da Saúde das Mulheres da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES/RJ)

Maria Gerlivia de Melo Maia Angelim – Coordenação de Saúde das Mulheres do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES/SAPS/MS)