Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Anuário Estatístico do Brasil, volume 58, 1998

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Anuário Estatístico do Brasil, volume 58, 1998. ISSN 1413-8190.

No contexto do Anuário Estatístico do Brasil, cujo propósito é divulgar informações atualizadas sobre o País, esta seção focaliza a dimensão espacial dessas informações, fornecendo ao leitor um quadro de referência dos aspectos políticos, físico-biológicos,econômicos e sociais.

A abordagem enfatizada nesta seção -o tratamento e a análise espacial dedados – justifica-se pela magnitude do território brasileiro, associada à desigual distribuição dos elementos nele contidos,indicando uma imagem complexa do País.Os mapas são a principal forma de apresentação utilizada, pois são os que melhor exprimem a espacialidade das informações.

A seção em pauta subdivide-se em quatro temas: Posição e Extensão,retratando a dimensão e a forma territorial do País; Divisão Territorial, mostrando ao organização e a evolução político-administrativa das unidades territoriais;Recursos Naturais e Meio Ambiente,apresentando a localização,disponibilidade e aproveitamento de elementos do quadro natural, com os conseqüentes impactos causados pela utilização destes recursos; e Dinâmica Espacial, apresentando evoluções e fluxos de importantes elementos da sociedade.Compreende assim um temário representativo da realidade brasileira, com enfoques tanto abrangentes como setoriais, configurando, neste contexto,uma caracterização do território.

No desdobramento do temário, Posição e Extensão fornece medidas como coordenadas geográficas e pontos extremos,hora legal, áreas e limites, entre outras.Subdivide-se em quatro subcapítulos: Localização Geográfica apresenta,além do mapa físico do Brasil, texto sobre coordenadas geográficas e pontos extremos do País; tabelas sobre os pontos extremos de cada uma das Unidades da Federação,as horas legais vigentes no Território Nacional, a altitude dos municípios das capitais e a distância em linha reta destes municípios a Brasília, assim como a distância em linha reta entre estes municípios.

Áreas Territoriais apresenta a evolução das medições da extensão do Território Nacional a partir dos avanços da cartografia. Mostra ainda tabelas com a extensão das linhas divisórias entre o Brasil e os países limítrofes e o Oceano Atlântico; bem como a área das Unidades da Federação e das principais ilhas continentais, costeiras e oceânicas.

Sistema Geodésico Brasileiro contempla a participação do IBGE no tocante à densificação da Rede Planimétrica, Rede Altimétrica e Rede Gravimétrica Nacional.Apresenta também cartogramas do Sistema Geodésico Brasileiro com as localizações das estações e da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo do Sistema GPS; o mapa Geoidal; e tabela com os quantitativos das estações geodésicas (planimétricas, altimétricas egravimétricas) identificadas por Unidade da Federação.

(…)

Disponível Em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/>