Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Arranjos Familiares e Implicações à Saúde na Visão dos Profissionais do Programa Saúde …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Gabardo, Roseclér Machado, Junges, José Roque, & Selli, Lucilda. (2009). Arranjos familiares e implicações à saúde na visão dos profissionais do Programa Saúde da Família. Revista de Saúde Pública, 43(1), 91-97. https://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102009000100012

Objetivo
Descrever a percepção dos profissionais de equipes do Programa Saúde da Família sobre as configurações familiares e a compreensão de família saudável.

Métodos
Pesquisa de abordagem qualitativa, empregando técnica de grupo focal com profissionais do Programa Saúde da Família do município de Campo Bom, RS, no período de junho a agosto de 2005. A amostra foi composta por 12 profissionais: médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes comunitárias de saúde. Os temas investigados no roteiro foram: significado da família, do papel da família; tipo de família mais comumente atendida pelos profissionais; significado de família saudável; quais famílias oferecem maiores dificuldades para a atenção. O instrumental metodológico utilizado foi a análise de conteúdo.

Resultados
Observaram-se duas categorias principais: arranjos familiares, em que se constatou grande diversidade de arranjos; e família saudável: em que o predomínio dos relatos está de acordo com uma visão multifacetada de compreensão de saúde, abrangendo aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Os profissionais identificam e respeitam os diferentes arranjos familiares, e adaptam o tratamento ao modelo de família que se apresenta.

Conclusões
Os achados mostram que os profissionais apresentam disposição para lidar com os múltiplos arranjos familiares presentes no seu cotidiano.

Disponível Em: <http://www.scielo.br/>