Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

COVID-19 Neonatal: Poucas Evidências e Necessidade de mais Informações

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Renato Soibelmann Procianoy, Rita C Silveira, Paolo Manzoni, Guilherme Sant’Anna, Neonatal COVID-19: little evidence and the need for more information, Jornal de Pediatria (Versão em Português), 2020, ISSN 2255-5536,
https://doi.org/10.1016/j.jpedp.2020.04.002.

Com base nos relatos disponíveis (até o momento da redação deste editorial) e nos dados científicos relatados pela China, Itália e Estados Unidos, recém-nascidos parecem ser significativamente menos afetados que os adultos.[1-3] No entanto, a falta de evidências de alta qualidade para essa situação e o ritmo constante de informações novas e conflitantes têm sido um desafio geral para todas as especialidades médicas, incluindo a terapia intensiva neonatal. Em realidade, o conhecimento atual sobre infecção por coronavírus 2 (SARS-CoV-2) na síndrome respiratória aguda grave neonatal é limitado. Portanto, várias perguntas permanecem sem resposta e, ao mesmo tempo, a comunidade neonatal precisa agir. Não é de surpreender que isso tenha causado um estresse significativo entre os prestadores de cuidados de saúde neonatal.

Em todo o mundo, vários grupos importantes têm trabalhado diligentemente no desenvolvimento de protocolos e diretrizes para o Covid-19 neonatal.[4-7] No Brasil, um número significativo de documentos sobre esse assunto foi produzido rapidamente por entidades nacionais como a Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde e Programa de Reanimação Neonatal.[8-11] Sem dúvida, essas são etapas críticas e na luta contra o Covid-19, mas, dada a constante atualização e algumas informações conflitantes, os profissionais de saúde enfrentam dificuldades para determinar as melhores diretrizes locais. Para tornar as coisas ainda mais desafiadoras, notícias diárias (e muitas vezes não científicas) são divulgadas pela imprensa.

Disponível Em: <https://www.sciencedirect.com/>