Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Diretriz Nacional sobre Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde. Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde. Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde, 28 dez 2017.

A resistência microbiana aos antimicrobianos é uma das maiores preocupações em saúde pública em todo o mundo e uma ameaça crescente para o tratamento efetivo de um número cada vez maior de infecções causadas por microrganismos multirresistentes. As consequências diretas destas infecções podem ser graves, levando ao aumento da morbidade e mortalidade, prolongamento do tempo de permanência hospitalar e aumento de custos.

Em 2001 a Organização Mundial da Saúde lançou uma Estratégia Global para Contenção da Resistência Antimicrobiana como um desafio para as diversas instituições de saúde do mundo diante dos números crescentes e alarmantes de infecções por bactérias resistentes a múltiplos antimicrobianos.

O Plano Nacional para a Prevenção e o Controle da Resistência Microbiana nos Serviços de Saúde elaborado pela ANVISA tem como objetivo principal definir estratégias nacionais para detecção, prevenção e redução da Resistência Microbiana (RM) em serviços de saúde.

Nesse sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no final de 2017 essa Diretriz que tem como principal finalidade orientar os profissionais dos serviços de saúde (hospitais e atenção básica) para elaboração e implementação de seus programas de gerenciamento do uso racional de antimicrobianos.

Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/>