IBGE. Pesquisa de Orçamentos Familiares: 2008-2009 / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. – Rio de Janeiro : IBGE, 2010.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulga, nesta publicação, o estudo Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil, resultado de um amplo trabalho que tem por objetivo inferir sobre o perfi l de consumo da população brasileira com 10 anos ou mais de idade. As informações para a análise aqui apresentada foram investigadas no Bloco de Consumo Alimentar Pessoal, POF 7, instrumento de coleta aplicado em uma subamostra de domicílios da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF 2008-2009.
Esse estudo é fruto de parceria celebrada com o Ministério da Saúde que visou a investigação de temas de interesse específico na POF 2008-2009 e viabilizou, em particular, com o aporte dos recursos necessários e participações efetivas nas definições dos modelos metodológicos, o levantamento de um conjunto de informações que permitem aprofundar análises sobre o estado nutricional da população brasileira.
A avaliação, compilação e estruturação do estudo, pela própria característica do tema, exigiram, além da participação dos técnicos das instituições parceiras, que o Ministério da Saúde agregasse a visão de especialistas em nutrição, de reconhecida experiência e competência, que contribuíram tanto na concepção do projeto e na elaboração da publicação, como na validação dos dados até a etapa final de produção das análises.
As informações básicas utilizadas para a elaboração do trabalho foram os registros detalhados dos alimentos consumidos pelos informantes ao longo de dois dias não consecutivos, independente do local de consumo do alimento, isto é, no domicílio ou fora dele. Os diferentes tipos de alimentos e as respectivas unidades de medidas utilizadas foram obtidos de forma direta, ou seja, através de entrevista junto aos moradores com 10 anos ou mais de idade, residentes nos domicílios selecionados. Os resultados obtidos e as primeiras análises são apresentados nesta publicação, que contém, ainda, uma breve visão dos conceitos e dos procedimentos utilizados na coleta das informações da POF 2008-2009, bem como os conceitos e metodologia subjacentes para a construção dos resultados.
Simultaneamente a este documento, o IBGE divulga duas outras publicações resultantes da POF 2008-2009: Tabela de medidas referidas para os alimentos consumidos no Brasil e Tabelas de composição nutricional dos alimentos consumidos no Brasil, formando uma documentação completa do trabalho realizado. Em conjunto, este material constitui base para muitos outros trabalhos a serem desenvolvidos no campo da nutrição.
Disponível Em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/>