Soares, Lorena & Machado, Raylane & Silva, Grazielle. (2017). Evidências científicas sobre uso e cuidados de enfermagem com tubos orogástricos em neonatos prematuros. 17. 37-42.
Objetivo
Identificar as principais evidências científicas publicadas e disponíveis sobre uso e cuidados de enfermagem no manejo dos tubos orogástricos.
Métodos
Estudo de revisão integrativa, realizado nos meses de novembro e dezembro de 2015, a partir de busca nas bases de dados nacionais e internacionais. Adotou-se como critérios de seleção artigos de pesquisa publicados nos idiomas português, inglês ou espanhol e relação com o uso ou os cuidados de enfermagem com tubos orogástricos; os artigos selecionados foram organizados em quadro temático.
Resultados
Quatro estudos foram selecionados. As principais evidências destacadas nos artigos foram organizadas e discutidas em tópicos: Tubos orogástricos: método para garantir a correta inserção; Determinação do comprimento das sondas gástricas e Uso do tubo via oral versus via nasal em recém-nascidos prematuros ou com baixo peso ao nascer.Conclusão: São apresentadas as evidências científicas mais atuais sobre uso e manejo de tubos orogástricos, como o método para correta inserção e a escolha entre sondagem naso e orogástrica.
Disponível Em:<https://sobep.org.br/>