Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Medida da Participação e do Ambiente – Crianças e Jovens (PEM-CY)

Tipo de Mídia: DownloadVisualizar

Galvão, Élida, Cazeiro, A. P., De Campos, A. C., & Longo, E. (2018). Medida da Participação e do Ambiente – Crianças e Jovens (PEM-CY). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(3), 237-245. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p237-245.

Introdução
A Medida da Participação e do Ambiente – Crianças e Jovens (PEM-CY) é um instrumento que avalia a participação desses indivíduos nos ambientes da casa, da escola e da comunidade, a partir da percepção de seus pais e/ou responsáveis.

Objetivo
Adaptar culturalmente a PEM-CY para o português do Brasil.

Método
O processo de adaptação transcultural foi composto por cinco estágios: (I) Adaptação inicial para o português do Brasil; (II) Síntese das versões; (III) Retrotradução; (IV) Comitê de especialistas; (V) Compreensão pelos pais e retrotradução para aprovação final.

Resultados
As adaptações implementadas visaram favorecer a fluência na leitura, bem como facilitar a interpretação e compreensão do questionário. O título sofreu alteração e alguns termos foram substituídos nas instruções para pesquisa. Mais exemplos foram adicionados a algumas atividades das seções de participação e ambiente dos três ambientes, e algumas palavras foram alteradas para expressões mais equivalentes à linguagem popular.

Conclusão
A versão adaptada para o português do Brasil disponibiliza um instrumento inovador de avaliação da participação e do ambiente de crianças e jovens que poderá ser utilizado em diferentes cenários de prática e pesquisa.

Disponível Em: <http://www.revistas.usp.br/>