Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Método canguru : diretrizes do cuidado – 1ª ed. revisada – [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. 80 p. : il.
O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém‑nascido (RN) e sua família. Este método compreende três etapas nas quais a equipe de profissionais da Unidade Neonatal (UN) deve estar preparada para oferecer um atendimento de Saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. Inclui também a preocupação com a saúde integral dessa equipe no desempenho de suas funções e com o ambiente hospitalar, abordando o acolhimento e a segurança nos cuidados neonatais, que devem ser adequados a cada momento evolutivo do RN.
Neste material você encontra as diretrizes para a rotina de cuidados ao recém‑nascido durante as essas três etapas, atendendo às propostas contidas na Norma da Atenção Humanizada ao Recém‑Nascido – Método Canguru. As informações teóricas e mesmo práticas presente nessas diretrizes, encontram‑se descritas de forma pormenorizada no Manual do Método Canguru terceira edição. Recomendamos a leitura deste manual para fortalecer o profissional de saúde no exercício de suas atividades com a criança que recebe os Cuidados Canguru.
Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br>