Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Nota Técnica nº 06/2020 – GVIMS/GGTES/ANVISA

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA. Nota Técnica nº 06/2020 – GVIMS/GGTES/ANVISA. Orientações para a Prevenção e o Controle das Infecções pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) em Procedimentos Cirúrgicos – 29.05.2020.

O mundo está passando por um período sem precedentes durante a pandemia da COVID-19. Essa pandemia está interferindo em todos os aspectos da vida cotidiana, com implicações de longo alcance, especialmente na área da saúde

A prática cirúrgica foi afetada diretamente, pela suspensão de procedimento seletivos e a priorização de cirurgias de urgência e emergência, objetivando a reserva leitos para pacientes com infecção respiratória, principalmente em unidades de terapia intensiva.Assim, o planejamento para a manutenção e retomada dos procedimentos cirúrgicos, de forma geral, deve ser baseado em novos protocolos e práticas para a prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2)dentro dos serviços de saúde.

A ANVISA continua a monitorar o status do SARS-CoV-2,e, junto com diversos especialistas de notório saber de todo país, apresenta neste documento informações atualizadas para apoiar a tomada de decisão durante a prática perioperatória nesse período. Todas as informações apresentadas nesta Nota Técnica são baseadas em evidências produzidas até o momento, desta forma, podem ser modificadas a qualquer tempo,desde que surjam novas evidências conclusivas ou que a situação epidemiológica da COVID-19 seja alterada em nosso país.

Além disso,vale destacar que os profissionais de saúde ou os serviços de saúde brasileiros podem implementar ações de prevenção e controle mais rigorosas que as definidas nesta Nota Técnica, a partir de uma avaliação caso a caso e segundo a sua realidade.

Disponível Em: <https://www20.anvisa.gov.br/>

Tags: Coronavírus COVID-19