Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Departamento Científico de Neonatologia. Organização postural do recém-nascido pré-termo em unidades neonatais: considerações sobre o uso do ninho. Set., 2020.
Na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), o recém-nascido pré-termo é submetido a muitos estímulos adversos, como manipulação excessiva, múltiplos procedimentos, excesso de ruído e de luminosidade, além de um posicionamento inadequado na incubadora, com predomínio do decúbito dorsal e da posição extensora. Esses estímulos podem interferir em parâmetros fisiológicos e em respostas comportamentais, impactando no seu desenvolvimento cognitivo e comportamental.
Dessa forma, os profissionais de saúde que cuidam desse recém-nascido em unidades neonatais devem promover a sua adaptação extrauterina e a organização interna e, sempre que possível, mimetizar o ambiente intrauterino no qual ele ainda deveria estar para completar seu crescimento e desenvolvimento, que foi interrompido por diferentes motivos ou necessidades, sejam elas maternas, gestacionais ou do próprio feto.