Silveira, Rita C., & Procianoy, Renato Soibelmann. (2019). Padrões de crescimento pós-natal do recém-nascido prematuro: como avaliar. Jornal de Pediatria, 95(Suppl. 1), S42-S48. Epub April 18, 2019.https://doi.org/10.1016/j.jped.2018.10.006
Objetivos
Inúmeros são os fatores que influenciam o crescimento pós-natal de prematuros. É fundamental a definição de como avaliar velocidade de crescimento de cada criança nascida prematura e sua trajetória individual, o tipo de curva de crescimento, seja com parâmetros de curvas prescritivas para prematuros saudáveis e sem morbidades ou no caso de um prematuro e seu “pacote de vulnerabilidades”, curvas de crescimento que possam representar como eles realmente crescem, com a finalidade de direcionar o cuidado nutricional apropriado a cada faixa de idade gestacional.
Fonte de dados
Foram revisados os principais estudos com curvas de crescimento na monitoração do crescimento e nos ajustes nutricionais apropriados que priorizaram a trajetória individual da velocidade de crescimento pós-natal. Foram consultados PubMed e Google Scholar.
Síntese dos dados
O uso de dados neonatais longitudinais com diferentes idades gestacionais e considerando gestações de alto e médio risco provavelmente será fundamental para avaliar o padrão ótimo de crescimento.
Conclusões
Priorizar e conhecer a trajetória individual de crescimento de cada criança nascida prematura é opção para prematuros com menos de 33 semanas. Para prematuros maiores, nascidos com idade gestacional acima de 33 semanas, as curvas Intergrowth 21 st são adequadas.
Disponível Em: <https://www.scielo.br/>