Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Programa de Reanimação Neonatal. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria. Versão 2016 com atualizações em maio de 2021. Reanimação do recém-nascido ≥34 semanas em sala de parto. Mai. 2021.
Documento científico do Programa de Reanimação Neonatal, baseado no Consenso em Ciência e Recomendações Terapêuticas do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR – publicado em 20 de outubro de 2015) e na Reunião de Consenso para as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria realizada em 25 e 26 de novembro de 2015, em São Paulo SP, com o Grupo Executivo e as Coordenações Estaduais do PRN-SBP.
Esse texto foi atualizado em maio de 2021, trechos assinalados em fonte azul, com base nas revisões sistemáticas e recomendações do ILCOR atuais. As novas diretrizes do PRN-SBP serão lançadas no início de 2022 após nova reunião de consenso com todos os coordenadores estaduais e Grupo Executivo.
As práticas da reanimação em sala de parto baseiam-se nos documentos publicados pelo International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR) Neonatal Life Support Task Force. Neonatologistas de todos os continentes realizam revisões sistemáticas de temas relacionados à reanimação ao nascimento, com a abordagem metodológica proposta pelo “Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE) Working Group”. Conforme a orientação do ILCOR, as recomendações publicadas servem de guia para a construção das diretrizes adaptadas à realidade de cada nação ou grupo de nações.
Disponível Em:<https://www.sbp.com.br/>