Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Toda Hora é Hora de Cuidar

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

SÃO PAULO. Secretaria Municipal da Saúde; UNICEF; ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL; UNESCO. Manual de Apoio: Toda hora é hora de cuidar. São Paulo, 3ª edição, 2016.

O programa São Paulo Carinhosa foi criado com o objetivo de fortalecer os vínculos afetivos das famílias e promover o desenvolvimento infantil integral, desde a gestação, e em especial, do 0 aos 3 anos de idade das crianças paulistanas.

O desenvolvimento infantil integral engloba as dimensões física, cognitiva, motora, emocional e social. Para que seja alcançado, e para prover uma infância feliz, cada bebê que nasce depende de cuidadores com quem possa estabelecer vínculos estáveis, de ambiente seguro e protegido e de nutrição adequada.

“A ambivalência da infância —presente e futuro — exige que cuidemos dela agora pelo valor da vida presente e que ao mesmo tempo mantenhamos o olhar na perspectiva do seu desenvolvimento rumo ao sentido pleno do seu projeto de existência. Para as crianças, mais importante do que preparar o futuro é viver o presente, viver agora e na forma mais justa, plena e feliz” (Plano Nacional pela Primeira Infância).

A família contemporânea tem se modificado, mas mantém-se como primeiro referencial de espaço de troca afetiva, instituição primordial de cuidado e educação dos filhos. A criança tem o direito à convivência familiar, essencial na constituição de sua personalidade.

Tião Rocha, educador popular, nos relembra do provérbio que diz que “para educar uma criança é preciso toda uma aldeia”. Nosso sonho é que cuidar bem de todas as crianças de 0 a 3 anos possa ser um valor de primeira grandeza em cada território da nossa cidade.

O São Paulo Carinhosa nasceu em 2013, inspirado no Brasil Carinhoso. Vincula-se diretamente ao Gabinete do Prefeito e seu Comitê Gestor e é constituído por 14 secretarias municipais.

Na saúde, estamos recebendo o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde da Criança, para a implementação das visitas domiciliares, e para isso contamos com as Equipes de Saúde da Família, e com a experiência já bem-sucedida do Projeto Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades.

A equidade perseguida pelas políticas públicas se estabelece desde o princípio e a mais efetiva será aquela que puder proporcionar o mesmo, e um bom ponto de partida para todos os cidadãos.

Estamos em movimento por uma São Paulo mais Carinhosa com suas crianças, mães, pais, famílias, por uma cidade mais humana, que recupera, a cada dia, o espírito essencial da convivência e da vida em comunidade.

Disponível Em: <http://www.ee.usp.br/>