Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Biblioteca

Uso de Filtros Bacterianos/Virais nos Equipamentos para Suporte Respiratório no Período Neonatal …

Tipo de Mídia: Documento .PDF DownloadVisualizar

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Departamento Científico de Neonatologia. Uso de filtros Bacterianos/Virais nos equipamentos para suporte respiratório no Período Neonatal – Orientações Práticas.Nota de Alerta. Maio, 2020.

A pandemia da doença de coronavírus 2019 (COVID-19) tornou-se a principal crise de saúde de uma geração. A rápida disseminação do novo coronavírus SARS-CoV-2 e a sua gravidade em um segmento de indivíduos infectados mudou drasticamente o cotidiano de pessoas ao redor do mundo1,2.

No cenário neonatal, apesar do risco potencial, a transmissão vertical mãe-concepto ainda não foi comprovada. As evidências existentes até o momento sugerem que a principal via de transmissão da COVID-19 seja por gotículas respiratórias/aerossóis ou contato com cuidadores infectados3,4. Além disso, é possível que muitos bebês infecta-dos possam estar evoluindo de forma assintomática ou oligossintomática.

Diante desse quadro, com a preocupação de minimizar o risco de transmissão do vírus e infecção cruzada as diretrizes internacionais e nacionais têm salientado a importância de instituir uma prática segura de proteção de contato e gotículas/aerossóis para os profissionais de saúde, em particular, para aqueles que manipulam as vias aéreas6-9. Além disso, tem sido recomendado o uso de filtros virais/bacterianos nos equipamentos para suporte respiratório (ventiladores mecânicos e ventiladores manuais)10. Historicamente, a utilização desses filtros na prática neonatal foi pouco comum, assim os dados a respei-to da segurança e eficácia do seu uso nessa faixa etária são escassos.

Disponível Em: <https://www.sbp.com.br/>