Visita de avós em unidade de terapia intensiva neonatal: compreendendo a dinâmica familiar
Peixoto EA, Pereira NVPG, Leite NBF, Marinho MFJ. Visita de avós em unidade de terapia intensiva neonatal: compreendendo a dinâmica familiar Rev. SBPH vol.15 no.2, Rio de Janeiro – Jul../Dez. – 2012.
A visita dos avós aos bebês internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) tem sido apontada como um importante instrumento de fortalecimento da rede de apoio e inclusão do bebê na família.
Objetivo: Investigar o papel da visita dos avós na compreensão da dinâmica familiar de bebê internado em UTIN.
Metodologia: Estudo de Caso de dois recém-nascidos internados em uma UTIN, acompanhados pela equipe de psicologia através de atendimentos individuais com as mães e acompanhamento das avós maternas durante a Visita dos Avós. A coleta de dados se deu a partir dos prontuários clínicos da criança e do livro de registros da psicologia.
Considerações finais: Considerando que o nascimento de um bebê traz uma nova configuração das relações intrafamiliares, as visitas dos avós acompanhadas pelo serviço de psicologia lançam luz sobre a dinâmica psíquica da família apontando para aspectos transgeracionais, de modo a orientar intervenções psicológicas.
Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/>