A mortalidade materna se configura como uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres, por ser uma tragédia evitável em 92% dos casos e por ocorrer principalmente nos países em desenvolvimento.
Nesse sentido, é fundamental a organização de ações de cuidado que garantam acesso e qualidade na atenção à saúde de gestantes e puérperas. Dez Passos devem ser seguidos por profissionais que atuam no cuidado obstétrico com vistas à redução da morbidade e da mortalidade materna.
01 Garanta encontros de qualidade, centrados nas necessidades de cada mulher, durante todos os contatos com os serviços de saúde.
02 Institua ações de profilaxia e identificação das síndromes hipertensivas durante o pré-natal.
03 Realize triagem oportuna de infecções do trato geniturinário.
04 Identifique precocemente sinais de gravidade clínica materna e garanta tratamento oportuno.
05 Ofereça treinamento das equipes de assistência regularmente, para o pronto reconhecimento e condução dos casos de urgências e emergências obstétricas.
06 Garanta o reconhecimento precoce e tratamento oportuno e adequado dos quadros de síndromes hipertensivas graves na gestação.
07 Garanta o reconhecimento precoce e tratamento oportuno e adequado dos quadros infecciosos na gestação.
08 Garanta o reconhecimento precoce e tratamento oportuno e adequado das síndromes hemorrágicas na gestação e puerpério.
09 Reduza as taxas de cesariana desnecessárias.
10 Garanta vigilância e assistência permanente no puerpério.
Os dez passos apresentados foram organizados por especialistas do IFF/Fiocruz, da Abenfo Nacional e da Febrasgo em documento de formato clicável e amigável a diferentes dispositivos. Além da lista dos dez passos, o documento apresenta orientações acerca de cada passo proposto e links para conteúdo relacionado disponível no Portal de Boas Práticas: acesse e faça download do documento clicável.
Como citar o documento:
FIOCRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. ABENFO. FEBRASGO. 1O Passos do Cuidado Obstétrico para Redução da Morbimortalidade Materna. Rio de Janeiro, mai. 2022. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/1o-passos-do-cuidado-obstetrico-para-reducao-da-morbimortalidade-materna>.
Conteúdo Relacionado
Como citar
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: 1O Passos do Cuidado Obstétrico para Redução da Morbimortalidade Materna. Rio de Janeiro, 03 jun. 2022. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/1o-passos-do-cuidado-obstetrico-mm/>.