Hospitais ApiceON se organizam no combate ao COVID-19

Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), os hospitais integrantes do Projeto ApiceON se organizam para o combate ao vírus através de protocolos construídos de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Os fluxos assistenciais e as práticas clínicas dos hospitais seguem as evidências disponíveis até o momento (02.04.2020). As orientações podem ser refinadas e atualizadas à medida que mais informações estiverem disponíveis, já que se trata de um microrganismo novo no mundo.

 

Região Sudeste I

Os serviços ApiceON do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, como o Hospital Risoleta Tolentino Neves, Santa Casa de Belo Horizonte e a Maternidade-Escola da UFRJ, estão com a construção de orientações e protocolos para o combate ao coronovírus seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Os hospitais criaram novos fluxos de atendimento a pacientes obstétricas, separando as sintomáticas das não sintomáticas, novas rotinas para acompanhantes e visitação, criação de centros de atendimento especial para pacientes com COVID-19, elaboração de cartilhas e treinamentos para utilização de EPI (equipamento de proteção individual, elaboração de novas condutas para a assistência obstétrica e para assistência ao recém-nascido.

 

 

Região Nordeste

Os serviços ApiceON da região nordeste, Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral Dr. Cesar Cals, Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Hospital Santa Isabel e Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), este referência no tratamento do COVID-19 no estado de Pernambuco, estão realizando montagem de comitês para gestão da crise contra o novo coronavírus (COVID-19), criação de novas rotinas para acompanhantes e visitas a gestantes, elaboração de novos fluxos de atendimento e novas condutas no parto e nascimento para gestantes assintomáticas e sintomáticas, realização de treinamentos frequentes sobre uso de EPI (equipamento de proteção individual).

 

Região Norte

Os serviços ApiceON da região norte, Hospital e Maternidade Mãe Esperança, Hospital da Mulher e da Criança do Juruá e Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, estão seguindo as orientações das secretarias de saúde e do Ministério da Saúde para criar novos fluxos de atendimento e novas rotinas para acompanhante e visitas a gestantes, atendimento médico a distancia por telefone para sanar duvidas das mulheres gestantes e treinamentos virtuais para garantia do compartilhamento de conhecimentos e evidências.

Profissionais do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá

 

Região Centro-Oeste

Os hospitais ApiceON do Centro-Oeste, motivados pela situação de crise mundial causada pelo COVID-19, estão reorganizando fluxos, elaborando e implantando protocolos, seguindo as orientações da OMS e do Ministério da Saúde. Estão recebendo apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, bem como das sociedades de obstetrícia e neonatologia locais, baseados nas evidências disponíveis até o momento. Todos envolvidos na prevenção de agravos e segurança de profissionais, mulheres, recém-nascidos e suas famílias. O Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional do Mato Grosso do Sul e Hospital Universitário Júlio Muller foram definidos como referências estaduais para atendimento e internações relacionadas ao COVID-19. As equipes estão se organizando para atender as demandas.

Equipe NEO/UCINCO HRMS

 

Conteúdo Relacionado:

Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

© Copyright 2018 Apice On