O combate à infecção hospitalar é diário e fundamental para uma assistência a saúde de qualidade e segura. Para reforçar a conscientização das autoridades sanitárias, diretores de instituições e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções, foi sancionada em 2008 a Lei 11.723 decretando o dia 15 de maio como o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares.
Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (IRAS) são infecções adquiridas em um procedimento assistencial ou durante uma internação. Medidas de prevenção devem ser adotadas em todo tipo de estabelecimento de assistência, como hospitais, locais para cuidados de pacientes crônicos, ou na assistência domiciliar. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desenvolveu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS) com o objetivo de reduzir a incidência nacional de IRAS.
Medidas de prevenção e higiene intensivas, como o hábito simples de higienização das mãos, previne e reduz infecções relacionadas à assistência a saúde (IRAS) via transmissão de microrganismos resistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. É uma medida de proteção contra doenças de impacto individual e coletivo.
Medias de Prevenção de IRAS:
Conteúdo Relacionado:
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz. O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
© Copyright 2018 Apice On