Publicada em 01 out. 2019 | Atualizada em 10 out. 2023
A redução da mortalidade e a sobrevida com qualidade dependem da organização das unidades neonatais. Gestores e profissionais de saúde devem se preocupar com a estrutura e o cuidado prestado, assim como com o estabelecimento de redes colaborativas integradas, com foco na melhoria do resultado do cuidado neonatal.
A capacidade de aprimorar o processo de cuidado provavelmente não virá da descoberta de novos tratamentos, mas sim da aprendizagem e da possibilidade de tornar mais eficazes as terapias já existentes, através da revisão dos processos e práticas.
A lista com os 10 passos para o cuidado neonatal concentra uma série de recomendações que tem por objetivo qualificar a atenção ao recém-nascido e sua família e surgiu como resultado do trabalho integrado que vem sendo realizado pelo Ministério da Saúde através de consultores envolvidos no cuidado neonatal que atuam na Estratégia QUALINEO e especialistas do Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (IFF/Fiocruz/MS).
A estratégia QUALINEO foi criada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS), para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades.
Download do documento:
Estão sendo reabertos cursos EaD de atualização em neonatologia, informações e inscrições em: https://ead.iff.fiocruz.br
Inscrições até 30/11/2023, encerramento das ofertas em 31/01/2024.
Como citar
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: 10 Passos para o Cuidado Neonatal. Rio de Janeiro, 10 out. 2023. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-recem-nascido/10-passos-para-a-melhoria-do-cuidado-neonatal/>.
Novembro Roxo