Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

10 Passos para o Cuidado Neonatal

14 nov 2022

Publicada em 01 out. 2019 | Atualizada em 14 nov. 2022

Novembro Roxo

A redução da mortalidade e a sobrevida com qualidade dependem da organização das unidades neonatais. Gestores e profissionais de saúde devem se preocupar com a estrutura e o cuidado prestado, assim como com o estabelecimento de redes colaborativas integradas, com foco na melhoria do resultado do cuidado neonatal.

A capacidade de aprimorar o processo de cuidado provavelmente não virá da descoberta de novos tratamentos, mas sim da aprendizagem e da possibilidade de tornar mais eficazes as terapias já existentes, através da revisão dos processos e práticas.

A lista com os 10 passos para o cuidado neonatal concentra uma série de recomendações que tem por objetivo qualificar a atenção ao recém-nascido e sua família e surgiu como resultado do trabalho integrado que vem sendo realizado pelo Ministério da Saúde através de consultores envolvidos no cuidado neonatal que atuam na Estratégia QualiNEO e especialistas do Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (IFF/Fiocruz/MS).

A estratégia QualiNeo foi criada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS), para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades.

 

Download do documento em PDF colorido ou versão em fundo branco.

 

Em atenção ao Novembro Roxo, estão sendo lançados hoje em 2ª oferta três cursos EaD de atualização em neonatologia, informações e inscrições em: https://ead.iff.fiocruz.br

 

Como citar

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: 10 Passos para o Cuidado Neonatal. Rio de Janeiro, 20 out. 2022. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/10-passos-para-a-melhoria-do-cuidado-neonatal/>.

Tags: Dia Mundial da Segurança do Paciente, Novembro Roxo Prematuridade