Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Recomendações para o Clampeamento do Cordão Umbilical

8 abr 2022

O clampeamento do cordão umbilical depois de 30 segundos no prematuro <34 semanas de gestação e depois de 60 segundos no neonato pré-termo tardio e a termo com boa vitalidade ao nascer é um procedimento simples, sem custo, que pode trazer vários benefícios, e que não acarreta riscos para o binômio mãe-filho. Trata-se de uma BOA PRÁTICA realizada pelos profissionais de saúde no momento do nascimento.

Recomendações sobre o clampeamento do cordão umbilical.  Diretriz da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Federação Brasileira de Associações de Ginecologia  e Obstetrícia (FEBRASGO). 2022.

Referências citadas

 

Como citar

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Recomendações para o Clampeamento do Cordão Umbilical. Rio de Janeiro, 08 abr. 2022. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-recem-nascido/boas-praticas-ao-nascimento-recomendacoes-para-o-clampeamento-do-cordao-umbilical/>.

Tags: Novembro Roxo Prematuridade