Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Dia Mundial da Prematuridade

17 nov 2019

Novembro Roxo

A mortalidade infantil, que integra os componentes neonatal e pós-neonatal, é um dos melhores indicadores das condições de vida e saúde de uma população, sendo que a mortalidade neonatal permanece responsável por um grande número óbitos no primeiro ano de vida. Do total de mortes infantis, 5,3 milhões ocorrem nos primeiros 5 anos de vida, quase metade delas no primeiro mês de vida.

Mulheres e recém-nascidos são mais vulneráveis durante e imediatamente após o parto. Estima-se que 2,8 milhões de mulheres grávidas e recém-nascidos morram a cada ano, ou um a cada 11 segundos, principalmente de causas evitáveis, dizem as estimativas atuais. E as crianças enfrentam o maior risco de morrer no primeiro mês, principalmente se nascerem muito prematuramente ou muito pequenas,  tiverem complicações durante o nascimento, defeitos congênitos ou infecções adquiridas. Cerca de um terço dessas mortes ocorrem no primeiro dia e quase três quartos apenas na primeira semana (Unicef, OMS).

O dia 17 de novembro foi definido como Dia da Prematuridade e é celebrado em mais de 50 países com a finalidade de chamar a atenção para este problema de extrema significância, tão impactante na mortalidade infantil, e que atinge mais de 15 milhões de bebês em todo o mundo.

É fundamental  discutir estratégias para a  prevenção da prematuridade. No Brasil nascem cerca de 340 mil bebês prematuros a cada ano, crianças que vem ao mundo antes que a 37ª semana de gestação seja atingida. Este é o marco que define o momento em que estariam maduros o suficiente para uma vida extra-uterina saudável, logo são extremamente vulneráveis e dependentes de um cuidado adequado e seguro.

O Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz e os projetos ApiceON e QualiNEO atuam articulados na oferta de conteúdo voltado aos temas prioritários da Atenção às Mulheres e da Atenção ao Recém-nascido.

Através do celular ou do computador, você pode utilizar o conteúdo disponível no Portal para apoiar suas ações nos territórios e promover melhorias no cuidado prestado nas unidades de saúde.

Participe no próximo dia 27/11/2019 às 15h (horário de Brasília) do Encontro com Especialista em homenagem ao Dia Mundial da Prematuridade, com as Especialistas Janini Ginani (Coordenadora COCAM), Luiza Geaquinto (Consultora Técnica COCAM) e Denise Leão Suguitani (fundadora e diretora executiva da Associação Brasileira de Pais de Bebês Prematuros).
*Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM/DAPES/SAPS/MS)
Cuidado Qualificado aos Recém-nascidos Prematuros: Tu te tornas eternamente responsável pelo cuidado que praticas

Veja abaixo o que você já encontra no Portal de Boas Práticas. Clique para acessar.

Há ainda mais conteúdo relacionado aos temas citados, realize a sua busca.

Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Fácil acesso. Diferentes recursos. As melhores evidências. Um olhar multiprofissional.