Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Notícias

Dia Mundial da Segurança do Paciente: mobilização “Fale pela Segurança do Paciente”

21 set 2019

Os danos ao paciente por eventos adversos em serviços de saúde são uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo.

Avalia-se que 134 milhões de eventos adversos ocorrem devido a cuidados inseguros em hospitais em países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de óbitos a cada ano.

Estima-se que 1 em cada 10 pacientes internados em países de alta renda sofre algum dano, e que 1 em cada 4 atendimentos na atenção primária e ambulatorial resulta em dano ao paciente e desses 80% são evitáveis.

A OMS reconhece que a segurança do paciente é uma prioridade global em saúde e que é preciso estabelecer medidas conjuntas para reduzir os danos aos pacientes nos ambientes onde a atenção é prestada, criando uma cultura de trabalho nos serviços de saúde que considere a Segurança do Paciente como uma prioridade.

Desta forma, seus os estados membros definiram durante a 72ª Assembleia Mundial de Saúde, realizada em maio de 2019, que o Dia Mundial da Segurança do Paciente acontecerá anualmente, no dia 17 de setembro, com o lançamento de uma campanha global visando criar consciência sobre a Segurança do Paciente e estimular as pessoas envolvidas a mostrar seu engajamento para tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes. O tema escolhido para a campanha neste ano é Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde, com o slogan “Fale pela Segurança do Paciente”.

E você, o que está fazendo pela segurança do paciente?

A OMS sugere que, durante a campanha global, devemos mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas de saúde, professores, pesquisadores, redes de profissionais e indústria do cuidado de saúde para que “Fale pela Segurança do Paciente”. Todos devem reconhecer que reduzir os erros e os riscos para pacientes é de extrema importância e que é necessário ajudar os pacientes a estarem mais conscientes e engajados em seu próprio cuidado.

Conteúdo Relacionado