Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente

Postagens

Hipoglicemia Neonatal

7 nov 2019

A hipoglicemia é o distúrbio metabólico mais comum no período neonatal, acometendo cerca de 15% dos recém-nascidos de risco, podendo aumentar a morbimortalidade neonatal e associar-se a sequelas a longo prazo.

Vários fatores justificam a dificuldade em se estabelecer um valor que defina hipoglicemia, pois nas primeiras 24-48h de vida do recém-nascido os níveis glicêmicos são habitualmente mais baixos, mesmo em bebês à termo e saudáveis, e se observa uma grande variabilidade na resposta clínica à valores baixos de glicemia.

É importante identificar os grupos de risco e realizar o rastreamento da hipoglicemia, pois o tratamento adequado desta condição é importante para evitar possíveis sequelas neurológicas.

Abaixo, trecho da gravação do Encontro com a Especialista Cecilia Maria Draque, Médica Neonatologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), realizado em 04/07/2019.

O Encontro com o Especialista é uma webconferência realizada quinzenalmente com especialistas de diversas áreas. Tire suas dúvidas sobre o tema abordado.
Fique atento à agenda de Encontros com o Especialista.

Conteúdo Relacionado

 

Referências citadas