Quando o mínimo é, na verdade, o máximo que se pode oferecer.
No útero o feto está em ambiente confortável, 80% do tempo em sono profundo, o que é fundamental para todas funções fisiológicas, incluindo o crescimento e desenvolvimento cerebral. Após o nascimento prematuro esses recém-nascidos ficam expostos a intervenções que são fundamentais para sua sobrevida porém, associadas a efeitos indesejáveis e muitas vezes nocivos como:
Procedimentos invasivos (às vezes desnecessários) que podem provocar lesões de pele, desconforto e dor;
Luz intensa que interfere no padrão dia e noite e na fisiologia do sono;
Ruído excessivo que prejudica o desenvolvimento coclear.
Tudo isso pode causar episódios de estresse, picos hipertensivos, alterações do sono e consequentemente, comprometimento neurológico.
O manuseio mínimo é muito importante nas primeiras 72 horas de vida e deve ser incorporado por todos os profissionais.
Assistência Hospitalar ao Neonato REGO, Maria Albertina Santiago; ANCHIETA, Lêni Márcia. Minas Gerais. Secretaria de Estado da Saúde. Assistência Hospitalar ao Neonato. Belo Horizonte, 2008. p. 202.
Enfermagem na UTI neonatal: Assistência ao Recém-nascido de Alto Risco TAMEZ, N. Raquel; SILVA, P. J. Maria. Enfermagem na UTI neonatal: Assistência ao Recém-nascido de Alto Risco. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 2013. 81-85; 98-109.
Protocolo de manuseio mínimo: Unidade de administração – UTI Neonatal HMIB. Beleza L, Chagas ACC. Protocolo de manuseio mínimo: Unidade de administração – UTI Neonatal HMIB.
Procedimento operacional padrão – Protocolo de manuseio mínimo – IPSEMG.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Manuseio mínimo do recém-nascido. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-recem-nascido/manuseio-minimo-do-recem-nascido/>.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.Aceito